Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
AGRONEGÓCIO BRASILEIRO - PIB cresce 1,26% no terceiro trimestre de 2024
Data de Publicação: 23 de janeiro de 2025 15:58:00 Após dois trimestres de desempenho negativo, o agronegócio brasileiro mostra sinais de recuperação, mas ainda enfrenta desafios acumulados no ano.
Da redação
O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro registrou um crescimento de 1,26% no terceiro trimestre de 2024, revertendo o desempenho negativo observado nos dois trimestres anteriores. No entanto, o setor ainda acumula uma queda de 2,49% entre janeiro e setembro, conforme dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
![]() |
Foto: Sistema CNA/Senar
|
A projeção é que o PIB do agronegócio alcance 2,58 trilhões em 2024, com 1,84 trilhão proveniente do setor agrícola e 744,02 bilhões do setor pecuário, considerando os preços do terceiro trimestre. A participação do agronegócio na economia brasileira deve ser de 22% em 2024, uma leve queda em relação aos 23,5% do ano anterior.
O desempenho do agronegócio nos primeiros nove meses de 2024 foi afetado, especialmente pelo setor agrícola, que enfrentou uma retração de 4,04%, impactando todos os elos da cadeia produtiva. A queda nos preços e na produção foi significativa. Em contrapartida, o setor pecuário cresceu 1,60% no mesmo período, ajudando a mitigar uma queda ainda maior no PIB acumulado do ano.
No terceiro trimestre, o setor agrícola cresceu 1,27%, enquanto o pecuário teve um aumento de 1,31%. Todos os segmentos da cadeia produtiva mostraram alta, com a agroindústria destacando-se no setor agrícola (+1,85%) e o segmento primário no pecuário (+3,02%).
Para uma análise detalhada, confira o boletim completo, clicando aqui.
Fonte: CNA.
#Agronegócio #PIB #Economia #Crescimento #SetorRural #Brasil #Agroindústria #Pecuária #DesempenhoEconômico
 09.33.02_89575fb6.jpg?=2703526-3)
A FORÇA DO CAMPO - Agronegócio brasileiro atinge novo recorde de emprego em 2024
Com 28,2 milhões de trabalhadores, setor representa 26,02% das ocupações no país, destacando crescimento de salários e inclusão de profissionais quali Saiba Mais +
MERCADO EXTERNO - Bahia avança na exportação de lima ácida tahiti para o Chile
A conquista resulta de uma parceria entre Adab e Mapa, destacando a competitividade do setor citrícola baiano. Saiba Mais +
PORTO NACIONAL - TO: Tricampeão em exportações e destaque no comércio exterior
Com um total de US$ 33,4 milhões em exportações no primeiro bimestre de 2025, Porto Nacional reafirma sua liderança entre as cidades exportadoras do e Saiba Mais +
TÍTULOS AGROPECUÁRIOS - Emissões de CPRs registram crescimento de 68% na safra atual até fevereiro
Descubra as novas oportunidades e tendências do financiamento agropecuário! Acesse o Boletim de Finanças Privadas e fique por dentro das movimentações Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|