Português (Brasil)

INDIGNAÇÃO - FPA critica suspensão das linhas de crédito do Plano Safra 24/25

INDIGNAÇÃO - FPA critica suspensão das linhas de crédito do Plano Safra 24/25

Data de Publicação: 21 de fevereiro de 2025 08:36:00 Frente Parlamentar da Agropecuária expressa preocupação com a suspensão de crédito rural e seus impactos no setor agrícola e na produção de alimentos. Governo anuncia que suspensão e temporária.

Compartilhe este conteúdo:

Da redação

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) reagiu, em nota oficial, à suspensão das linhas de crédito rural do Plano Safra 24/25, anunciada nesta quinta-feira (20). A decisão resulta do aumento da taxa Selic de 10,50% para 13,25%. A FPA atribui essa situação à irresponsabilidade fiscal do governo e à desvalorização da moeda, afirmando que os recursos, aprovados no orçamento de 2023 como “o maior Plano Safra da história”, já se esgotaram, mesmo antes da colheita da primeira safra e do plantio da próxima.

Leia a seguir a íntegra da nota:

___________________________________________________________________________

“A suspensão das linhas de crédito rural do Plano Safra 24/25, anunciada hoje (20), resulta do aumento da taxa Selic de 10,50% em julho de 2024 para 13,25% em janeiro de 2025, impulsionada pela falta de responsabilidade fiscal do governo e pela desvalorização da moeda. Assim, a FPA esclarece que o plano atual foi aprovado no orçamento de 2023 e anunciado como “o maior Plano Safra da história”. Contudo, no momento em que os produtores ainda colhem a primeira safra e iniciam o plantio da próxima, os recursos já se esgotaram.

  1. No mesmo dia em que o crédito rural é suspenso, a Presidência da República afirma não haver necessidade de cortar gastos.
  2. Culpar o Congresso Nacional pela própria incapacidade de gestão dos gastos públicos não resolverá o problema. A má gestão impacta no aumento dos juros e impede a implementação total dos recursos necessários.
  3. O setor privado já aporta R$ 1 trilhão na produção agropecuária. O governo federal atua apenas como complemento, subsidiando parte dos financiamentos. Apesar disso, a falta de controle orçamentário impede um planejamento eficiente.
  4. Itens da cesta básica, como proteínas e ovos, têm seus custos de produção diretamente afetados, pois as rações utilizadas são produzidas a partir de grãos, culturas impactadas pela falta de recursos.

A FPA seguirá firme na cobrança por políticas públicas adequadas para o restabelecimento do crédito rural, mantendo seu compromisso com os produtores rurais do Brasil e com a comida barata e acessível na mesa de todos os brasileiros.

Frente Parlamentar da Agricultura

                                                                                                                                                                     _____________________________________________________________________________________

A medida do Tesouro Nacional entra em vigor a partir desta sexta-feira, com exceção das operações de custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que continuarão disponíveis. Os financiamentos foram suspensos devido ao atraso na aprovação do Orçamento de 2025, que deveria ter sido aprovado em dezembro, mas está previsto para análise em março.

A decisão foi comunicada por meio de um ofício enviado a 25 instituições financeiras que operam com recursos equalizados e reflete o aumento expressivo dos gastos do governo, decorrente da alta da Taxa Selic, atualmente em 13,25%. No documento, o Tesouro Nacional explicou que a revisão dos parâmetros econômicos e das projeções de gastos para 2025 tornou necessária uma reavaliação da política de equalização de juros do crédito rural.

 
A interrupção do financiamento subsidiado pode gerar
impactos no setor agrícola (Foto: Antônio Oliveira/Cerrado Rural)

, dificultando o acesso dos produtores rurais ao crédito e elevando seus custos. Conforme noticiado, nesta manhã, pela Rádio Bandeirantes de São Paulo, o Governo observou que esta suspensão é temporária, mas não informou a data do retorno dessas operações.

Com informações do Governo Federal, FPA e Rádio Bandeirantes (SP).

#Agropecuária #PlanoSafra #CréditoRural #TaxaSelic #FPA #Agronegócio #EconomiaBrasileira

Frente Parlamentar da Agropecuária, Crédito Rural, Plano Safra 24/25, Taxa Selic, Irresponsabilidade Fiscal, Orçamento de 2025

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário