Português (Brasil)

V ENCONTRO DO FEAGRI: Avanços e oportunidades para a agropecuária baiana

V ENCONTRO DO FEAGRI: Avanços e oportunidades para a agropecuária baiana

Data de Publicação: 10 de abril de 2025 15:54:00 Feagri 2025 reúne gestores para discutir o futuro da agropecuária baiana com foco em inovação, sustentabilidade e cooperação.

Compartilhe este conteúdo:

Da redação

O V Encontro do Fórum Estadual dos Gestores Municipais da Agropecuária da Bahia (Feagri) acontece de 8 a 10 de abril de 2025, no Centro de Convenções de Salvador, e promete ser um evento transformador para o setor agropecuário do estado. Organizado pela Secretaria de Agricultura (Seagri), o encontro reunirá mais de 500 participantes de 210 municípios, abrangendo todos os 27 territórios de identidade da Bahia.

Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), da Secretaria de Turismo (Setur), Bahia Pesca e do Centro Tecnológico Agropecuário da Bahia (Cetab), o evento destaca a importância da cooperação para o fortalecimento da agropecuária. Um dos pontos altos do primeiro dia foi a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a SDR e a Seagri. Este acordo visa aprimorar as ações de defesa sanitária, assistência técnica e extensão rural.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, enfatizou que esta assinatura representa um avanço significativo, especialmente para as agroindústrias da Bahia, que se destacam nacionalmente. A programação conta com palestras, minicursos e plenárias que abordam assuntos cruciais para o desenvolvimento do setor. Para José Rubens, engenheiro agrônomo de Casa Nova, o evento é uma excelente oportunidade para troca de conhecimentos e networking entre os gestores.

Foto: Thuane Maria/Governo da Bahia

A palestra inaugural traz uma análise do cenário global da agropecuária, explorando os desafios e as oportunidades do setor. Além disso, as plenárias discutirão políticas públicas, transição energética e defesa agropecuária, assim como diversos tópicos operacionais que afetam diretamente gestores e produtores.

Pablo Barrozo, secretário de Agricultura, ressaltou a amplitude das discussões, que englobam não apenas a agropecuária, mas também o agronegócio e a agricultura familiar, setores fundamentais para a economia baiana, que representa 22,5% do PIB do estado. O objetivo é preparar gestores, especialmente os iniciantes, para inovar na agricultura sustentável e compartilhar experiências.

Temas como captação de recursos, políticas públicas, Indicação Geográfica (IG) e segurança alimentar estão na pauta do encontro. Um dos minicursos, conduzido pelo agrônomo Paulo Sérgio Ramos, enfatiza a Tecnologia de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, que integra o plano ABC do governo federal, visando fornecer ferramentas para que os gestores auxiliem os agricultores na adoção de práticas sustentáveis e tecnológicas.

Feagri 2025 | Agropecuária | Bahia | Sustentabilidade | Acordo de Cooperação | Desenvolvimento Rural | Inovação | Agricultura Familiar | Assistência Técnica | Networking

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário