Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
MATO GROSSO - Fazenda Jacobina será reformada e transformada em pousada
Data de Publicação: 27 de janeiro de 2023 15:12:00 Vão ser recuperados a fachada que receberá novo reboco e pintura, a antiga senzala que fica à direita da Casa Grande da Fazenda Jacobina, será remodelada #mato grosso #turismo rural #fazenda jacobina
A Fazenda receberá turistas com todas as acomodações, espaço para
eventos e passeios. (Foto: Empaer-MT)
|
Redação
Começa, neste mês de fevereiro, a reforma da histórica Fazenda Jacobina, localizada no município de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), que terá dentre as adequações, o uso de uma edificação do período colonial usado como senzala que passará a ter apartamentos para receber turistas. Com recursos na ordem de R$ 300 mil da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), por meio o edital MT Preservar, que visa a preservação do patrimônio histórico e cultural Mato-grossense, o local será transformado em uma pousada com todas as acomodações, espaço para eventos e passeios.
O extensionista e turismólogo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Robson Junior Hartmann, fala que antiga fazenda de açúcar, cachaça e charque se tornará numa das mais emblemáticas pousadas da região em função de sua história e simbolismo econômico e cultural. Vão ser recuperados a fachada que receberá novo reboco e pintura, a antiga senzala que fica à direita da Casa Grande da Fazenda Jacobina, será remodelada.
O prédio anexo a direita era onde funcionava a senzala da fazenda
(Foto: Empaer/MT)
|
De acordo com Robson, esta construção conta com quatro ambientes que se transformarão em cinco suítes, preservando a parte estrutural e os pisos originais serão mantidos. Além dos apartamentos, um cômodo na parte inferior da casa se tornará em uma sala de jogos com um pequeno museu, onde serão expostas peças e utensílios históricos da fazenda. Na parte externa a intenção é implantar uma trilha autoguiada e oferecer passeios de carroça e de cavalo. Outra oportunidade será o aluguel da capela para realização de eventos.
Adriano de Campos Lara, que é filho do proprietário e que atualmente gerencia a fazenda, conta que sua família é dona da propriedade há 100 anos e que está prestes a passar por uma reforma. No momento está tentando fechar os contratos de prestação de serviço, fazendo licitação e providenciando para começar a obra no mês de fevereiro. Após a reforma, o visitante poderá conhecer o antigo engenho de cana-de-açúcar, um museu, espaço para eventos e opções de passeio.
Adriano mostra onde os reparos serão feitos (Foto: Empaer/MT) |
A previsão é que a obra comece em fevereiro e termine num prazo de seis meses. Neste período, enquanto a fazenda se prepara para operar como uma pousada, o empreendedor receberá orientação técnica da Empaer para sua formatação e operacionalização, que passarão por precificação, modelo de negócio, programa operacional, contratações e capacitações.
*Fonte: Empaer/MT.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|