Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
CAPACITAÇÃO - Internos de comunidade terapêutica serão treinados em sistemas de produção agrícola
Data de Publicação: 13 de março de 2023 10:07:00 O Acordo de Cooperação Técnica para essa ação foi assinado nesta segunda-feira, 13, na própria unidade terapêutica, pela Embrapa, Governo do Piauí e Fazenda da Paz #capacitação #fazenda da paz #cooperação técnica #acordo de cooperação #sistema de produção
![]() |
(Foto: Embrapa)
|
Redação
Os internos da Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz, unidade Nova Esperança, no povoado Lagoa da Mata, na zona rural leste de Teresina, serão capacitados a partir deste semestre em sistemas de produção de feijão-caupi (feijão-de-corda), cajueiro anão-precoce, mangueira e pimenta malagueta, por uma equipe de pesquisadores, analistas e técnico da Embrapa Meio-Norte.
O Acordo de Cooperação Técnica para essa ação foi assinado nesta segunda-feira, 13, às 7:30 horas, na própria unidade terapêutica, pelo chefe-geral da Embrapa no Piauí, Anísio Lima Neto; a secretária Estadual de Agricultura Familiar, Rejane Tavares da Silva, e o coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa.
Cursos, eventos técnicos e vídeo
A Embrapa vai instalar Unidades de Referência Tecnológicas (URTs) com as cultivares de feijão-caupi BRS Guariba, BRS Tumucumaque e BRS Aracê, implantando um sistema de produção inovador, para agregar valor ao feijão pós-colheita. Na produção de pimenta malagueta, o trabalho vai focar o manejo de solo, planta, pragas e doenças. Serão feitos também ajustes tecnológicos no sistema de produção do cajueiro anão precoce e da mangueira.
Os pequenos agricultores do entorno da Comunidade Nova Esperança serão beneficiados também com as ações de transferência de tecnologias previstas no plano de trabalho, que começa este mês e vai até dezembro de 2024.O plano prevê a realização de dez cursos de capacitação, três eventos técnicos, como dia-de-campo, e a produção de um vídeo trazendo as tecnologias desenvolvidas durante o convênio.
A equipe técnica da Embrapa nessa ação é formada pelos pesquisadores Candido Athayde Sobrinho, Jorge Minoru Hashimoto e Paulo Henrique Soares; analistas José Alves Câmara e Adão Cabral das Neves; e pelo técnico Erisvaldo Bispo Cardoso. O agrônomo Gilson Moura Pires de Melo vai atuar pela Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz
A Fazenda da Paz
Idealizada pelo padre Pedro Balzi, juntamente com membros leigos da Arquidiocese de Teresina, a Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz foi criada em 1994. Pioneira na atividade no Piauí e implantada pelo terapeuta Célio Luiz Barbosa, acolhe, sem pagamento, dependentes químicos que "manifestam o desejo de tratamento e mudança de vida".
Em 28 anos de trabalho, a organização não-governamental e sem fins econômicos já libertou das drogas centenas de pessoas do Piauí e do Maranhão. Hoje, a instituição tem 150 pessoas acolhidas em cinco unidades: Terra da Esperança, Luz e Vida, Santa Maria Madalena, Nova Esperança e Rainha da Paz. São três Teresina, uma no município de Timon, no Maranhão, e uma no município de Ilha Grande, no litoral do Piauí.
*Fonte: Embrapa Meio-Norte.

CAPACITAÇÃO - Senar Play oferece mais de 220 cursos para produtores rurais
A plataforma Senar Play está com matrículas abertas para mais de 220 cursos, incluindo 32 novas opções. As capacitações são gratuitas e acessíveis pel Saiba Mais +
TOCANTINS -Produtores marcam presença no XXIV Congresso Brasileiro de Apicultura e X de Meliponicultura
Uma caravana de 60 apicultores e meliponicultores do Tocantins participa do Conbrapi 2024, em Aparecida do Norte (SP), promovendo o fortalecimento do Saiba Mais +.jpg?=2513006-3)
OPORTUNIDADE - Inscrições abertas para o Programa de Trainee 2025 da VLI
A VLI, empresa referência em soluções logísticas, está com inscrições abertas para seu Programa de Trainee 2025 até o dia 31. Graduados de todo o Bras Saiba Mais +
PREVENÇÃO RURAL - Curso de combate a incêndios florestais com máquinas agrícolas
Nos dias 16 e 17 de outubro, um curso gratuito com certificação será oferecido em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, voltado para o uso de máq Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|