Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
VERTICALIZAÇÃO - COAPA Avança em diversificação com novo projeto. Uma indústria de etanol
Data de Publicação: 31 de outubro de 2024 14:07:00 A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA) apresenta um novo projeto, o de fabricação de etanol a partir de milho, reforçando seu compromisso com os objetivos de seus associados.
A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA) apresenta um novo projeto, o de fabricação de etanol a partir de milho, reforçando seu compromisso com os objetivos de seus associados.
Por Antônio Oliveira
Criada em 1998 para substituir a cooperativa inicialmente selecionada como executora do PRODECER III - Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento do Cerrado, a Cooperativa Agropecuária Mista de São João LTDA (Coopersan) que enfrentava dificuldades financeiras, tornando-se incapaz de cumprir a responsabilidade que lhe foi atribuída pela Companhia de Promoção Agrícola (CAMPO), gestora de todas as etapas do PRODECER em regiões de Cerrado no Brasil, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA) vem, a passos lentos, porém planejados e firmes, se dedicando à diversificação da instituição.
|
A reunião com o Governador foi realizada no Palácio
Araguaia Governador Siqueira Campos (Foto: Coapa)
|
Após se organizar em seu principal objetivo — receber, processar e comercializar grãos de soja e milho —, destacando por possuir um dos maiores complexos de armazéns e silos da região do MATOPIBA. Além disso, criou uma loja bem estruturada de produtos agropecuários e, atualmente, inaugurou uma fábrica de ração para bovinos, suínos e aves (clique aqui para saber sobre esta fábrica).
O próximo passo é a implantação de uma indústria de processamento de milho para a fabricação de etanol, também no município de Pedro Afonso, no centro-norte do Tocantins, sede da cooperativa. Esse projeto foi apresentado na última terça-feira, 29, ao governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, pelo presidente da cooperativa, o produtor rural Ricardo Khouri, e pelo consultor do projeto, Marcos Amin.
De acordo com o presidente da COAPA, o chefe do Executivo tocantinense foi muito receptivo e assegurou que o Governo do Estado apoiará a iniciativa com as medidas que estiverem ao seu alcance.
Ainda na terça-feira, o presidente da COAPA se reuniu com os secretários estaduais da Agricultura e Meio Ambiente, Jaime Café e Marcello Lellis, para detalhar os aspectos técnicos, ambientais e socioeconômicos do projeto da indústria de produção de etanol de milho.
*Com informações da COAPA.
#COAPA #DesenvolvimentoSustentável #Etanol #Agroindústria #MATOPIBA #Tocantins #InovaçãoAgrícola #Cooperativismo
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|