Português (Brasil)

COMÉRCIO EXTERIOR - Brasil fortalece relações comerciais com a Índia

COMÉRCIO EXTERIOR - Brasil fortalece relações comerciais com a Índia

Data de Publicação: 11 de novembro de 2024 19:31:00 Delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária assina Certificados Zoosanitários e discute novas oportunidades de exportação, ampliando o acesso dos produtos brasileiros ao mercado indiano.

Compartilhe este conteúdo:

 

Delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária assina Certificados Zoosanitários e discute novas oportunidades de exportação, ampliando o acesso dos produtos brasileiros ao mercado indiano.

 

Da redação

Para fortalecer as relações comerciais e ampliar o acesso dos produtos brasileiros ao mercado indiano, uma delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) esteve recentemente em Nova Delhi, na Índia. Durante a missão, foram assinados dois Certificados Zoosanitários Internacionais (CZIs) com a autoridade competente indiana, formalizando melhorias nas condições de exportação de sêmen bovino e bubalino, além de embriões bovinos. Também foi acordada a abertura de mercado para derivados de ossos destinados à produção de gelatina (Bone Chips). Esses acordos, negociados desde 2019, abrem novas possibilidades para o setor pecuário brasileiro e reforçam o Brasil como fornecedor de destaque para o mercado indiano.

A conquista foi formalizada na presença do secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Julio Ramos, que representou o secretário Luís Rua e liderou a delegação brasileira na Índia, acompanhado do adido agrícola, Ângelo de Queiroz, com total apoio da Embaixada do Brasil no país. A equipe brasileira se reuniu com o Departamento de Pecuária e Lácteos do Ministério da Pesca, Pecuária e Lácteos da Índia, representado pela secretária Alka Upadhyaya. Além da assinatura dos CZIs, foram discutidos o acesso a diversos produtos brasileiros, como material genético avícola, bile não comestível de aves, pet food, ossos desengordurados, chifres, cascos, produtos de reciclagem animal e amireia.

Esses avanços contaram com o irrestrito apoio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa, fundamental para o desenvolvimento e a garantia das certificações sanitárias exigidas pelos mercados internacionais.

Durante a reunião, também foram discutidos avanços nas negociações para a exportação de carne de búfalo da Índia para o Brasil, um produto relevante para o mercado indiano. As autoridades indianas expressaram grande interesse em viabilizar rapidamente o acesso aos produtos caseína, lactose e leite de camelo no mercado brasileiro.

Desde 2023, outros cinco novos mercados foram abertos para produtos brasileiros na Índia: açaí em pó, suco de açaí, pescado de cultivo (aquacultura), pescado de captura (pesca extrativa) e frutos de abacate.

Outras agendas

Além dos acordos formais, a missão incluiu encontros estratégicos com autoridades e partes interessadas para fortalecer o comércio bilateral. Em uma reunião com a secretária Nidhi Khare, do Departamento de Assuntos dos Consumidores, foram discutidas as políticas indianas de importação para pulses, como Black Matpe e feijão guandu, visando garantir maior estabilidade comercial e explorar oportunidades de exportação desses produtos para o mercado indiano. A delegação brasileira também visitou a Embaixada do Brasil na Índia, onde se encontrou com o embaixador Kenneth da Nóbrega e representantes do Forum of Indian Food Importers (FIFI), discutindo o cenário indiano e as perspectivas de colaboração futura.

 

Foto: Albino Oliveira - Ascom/MDA

Complementando os compromissos, o grupo participou de uma reunião com Faiz Ahmed Kidwai, secretário adjunto do Ministério da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores, focada nas negociações fitossanitárias para abrir o mercado indiano a produtos brasileiros de origem vegetal. As discussões abordaram tanto as demandas brasileiras, como a abertura de mercado para citrus, erva-mate e castanhas, quanto as prioridades indianas para a exportação de produtos como a romã. A parte indiana formalizou o compromisso de acelerar os trâmites internos para publicar os requisitos para tais produtos o mais rápido possível. Também houve uma reunião no Ministério de Comércio e Indústria com o secretário-adjunto do Departamento de Comércio da Índia, Vimal Anand, onde foram discutidas melhorias nas condições de acesso para produtos brasileiros e a possibilidade de redução de tarifas para itens como algodão, suco de laranja, carne suína e de aves, além de explorar um aprofundamento do acordo Índia-Mercosul especificamente para produtos agrícolas.

A missão ainda contou com reuniões voltadas para a segurança dos alimentos e autorização de importação para produtos processados. Em encontro com o CEO Shri Kamala V Rao, da Food Safety and Standards Authority of India (FSSAI), foi discutida a implementação prática das ações previstas no MoU recém-assinado entre o Mapa e o FSSAI, incluindo uma visita do FSSAI ao Brasil em 2025 e possíveis avanços em cooperação técnica, especialmente na aprovação de novos produtos brasileiros, como a polpa de açaí e a castanha de baru torrada.

- A agricultura brasileira é uma ferramenta poderosa de transformação social, geradora de emprego e renda, e essa missão na Índia reforça nosso compromisso em ampliar o acesso dos produtos brasileiros no mercado indiano. Recebemos o compromisso do governo indiano de publicar, nas próximas semanas, a consulta pública para a abertura dos mercados de citrus, incluindo tangerina, laranja, limão tahiti e limão siciliano, além da erva-mate. Esse avanço é motivo de celebração, pois fortalece os laços comerciais entre Brasil e Índia. Estamos promovendo o intercâmbio de produtos agrícolas e estabelecendo uma cooperação duradoura, sempre seguindo as diretrizes do Ministro Carlos Fávaro e do secretário Luís Rua - afirmou Julio Ramos.

Comércio bilateral

O comércio agrícola entre Brasil e Índia ocupa uma posição relevante, com o Brasil entre os 20 maiores exportadores para o país, principalmente em óleo de soja e açúcar, que representam cerca de 80% das exportações brasileiras. A Índia é o 14º maior destino dos produtos agropecuários brasileiros, com um volume de comércio que alcançou aproximadamente US$ 2,026 bilhões nos primeiros nove meses deste ano, com expectativa de crescimento.

#ComércioBrasilÍndia #Agronegócio #Exportação #Mapa #RelaçõesInternacionais #CertificadosZoosanitários #Pecuária #ProdutosBrasileiros #CooperaçãoAgrícola #AcordosComerciais #MercadoIndiano #InovaçãoAgro #Sustentabilidade #CrescimentoEconômico #Agropecuária #AlimentosImportados 

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário