Português (Brasil)

TOCANTINS – Área de cultivo cresce 3% com destaque para a soja e o algodão crescimento de 12% e 34% respectivamente

TOCANTINS – Área de cultivo cresce 3% com destaque para a soja e o algodão crescimento de 12% e 34% respectivamente

Data de Publicação: 22 de novembro de 2024 20:41:00 A Secretaria de Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro) prevê um crescimento histórico na área plantada de soja, com 1,5 milhão de hectares cultivados. O algodão também apresenta expansão significativa, com aumento de 34,2% em relação à safra anterior.

Compartilhe este conteúdo:

 A Secretaria de Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro) prevê um crescimento histórico na área plantada de soja, com 1,5 milhão de hectares cultivados. O algodão também apresenta expansão significativa, com aumento de 34,2% em relação à safra anterior.

 

Da redação


A Secretaria de Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro) está prestes a celebrar um marco histórico para o setor agrícola com a expansão da área plantada de soja. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado deve atingir 1,5 milhão de hectares de cultivo, representando um crescimento de 3% em relação à safra anterior, impulsionado por condições climáticas favoráveis. Essa expansão posiciona o Tocantins como um dos principais protagonistas do agronegócio nacional, com um aumento de 12% na área cultivada com soja.

Thadeu Teixeira Júnior, engenheiro agrônomo da Seagro, ressalta que a previsão de um novo recorde na área plantada traz tanto desafios quanto oportunidades.

A soja, carro-chefe da agricultura no Tocantins cresce
12% na safra 2024/2025 (Foto: Governo do Tocantins)

- A expansão da cultura exige um manejo sustentável dos recursos naturais, além de investimentos em infraestrutura e tecnologia para garantir a produtividade e a qualidade do produto. Por outro lado, o crescimento da produção fortalece a economia local, impulsiona outras cadeias produtivas e consolida o Tocantins como um importante player no mercado global de alimentos - explica.

Um levantamento técnico realizado pela Seagro, em parceria com produtores, cooperativas e empresas do setor agropecuário, indica que grande parte da área destinada ao cultivo da oleaginosa já foi semeada. Em algumas regiões, a semeadura ultrapassou 90%, beneficiada pelas condições climáticas. Nas áreas onde os plantios estão mais atrasados, a semeadura já alcançou mais de 70%.

- Com base nessas informações, é esperado que até o fim de novembro os produtores tocantinenses finalizem os plantios de soja, o que favorecerá uma janela de plantio promissora para a segunda safra, especialmente para o milho, nosso principal cereal e segunda cultura - destaca Teixeira Júnior.

O levantamento também mostra que a expansão da soja gera renda para os agricultores e impulsiona a comercialização de insumos agrícolas, combustíveis e máquinas. Além disso, contribui para serviços como consultoria agrícola, seguros, armazenagem e financiamento, resultando na contratação de agrônomos e técnicos agrícolas.

Thadeu Teixeira Júnior enfatiza a importância de garantir um equilíbrio entre produção e preservação ambiental, além de políticas públicas e investimentos em novas tecnologias.

- O sucesso da expansão da soja no Tocantins depende de um equilíbrio sustentável que assegure a prosperidade do setor para as futuras gerações - conclui.

Algodão
A Seagro também informa que a área cultivada com algodão deve crescer 34,2% em relação à safra 2022/2023. A janela de plantio foi aberta no dia 21 de novembro, com prazo até 15 de janeiro de 2024 para a primeira safra (sequeiro). Para a safrinha, o plantio está autorizado a partir de 15 de janeiro até 15 de março. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), a área cultivada com algodão alcançou 8.823 hectares neste ano, com as maiores produções localizadas em Dianópolis, Campos Lindos, Tocantínia e Nova Rosalândia.

Com informações da Adapec e da Seagro.


#Tocantins #Agronegócio #Soja #Algodão #Seagro #CrescimentoAgrícola #Sustentabilidade

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário