Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
PIAUÍ – Estado desponta como potência do agronegócio brasileiro
Data de Publicação: 4 de dezembro de 2024 08:55:00 Com um salto de 384% na produção agrícola em oito anos, o Piauí desponta como nova fronteira do agronegócio sustentável no Brasil.
Com um salto de 384% na produção agrícola em oito anos, o Piauí desponta como nova fronteira do agronegócio sustentável no Brasil.
A diversificação das culturas agrícolas é um
dos pilares desse avanço (Foto: Governo do Piauí)
|
Redação
Nos últimos oito anos, o Piauí tem se destacado no cenário nacional como uma força emergente do agronegócio, registrando um crescimento expressivo de 384% no valor de sua produção agrícola, conforme dados do IBGE. O estado passou de R$ 2,6 bilhões, em 2015, para quase R$ 13 bilhões em 2023, consolidando-se como uma das novas fronteiras agrícolas das Américas.
O governador Rafael Fonteles tem apostado no setor como motor do desenvolvimento econômico e social, enfatizando que o agronegócio não apenas gera milhares de empregos diretos e indiretos, mas também estimula áreas como infraestrutura, logística e serviços. Com isso, o Piauí tem atraído novos investimentos e se posicionado como um polo de crescimento sustentável e competitivo no mercado nacional e internacional.
O Cerrado piauiense é a grande plataforma da
economia do Piauí (Foto: Governo do Piauí)
|
A diversificação das culturas agrícolas é um dos pilares desse avanço. Entre as principais culturas cultivadas estão soja, milho, mandioca, cana-de-açúcar, feijão, arroz, algodão herbáceo, banana, melão e melancia. A Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) do IBGE aponta que seis municípios — Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Bom Jesus, Santa Filomena e Currais — respondem por 72% da produção estadual.
O Piauí ocupa atualmente a 13ª posição entre os estados em valor total da produção agrícola, representando 1,59% do total nacional. Entre os atrativos para investidores estão a topografia favorável, o baixo custo das terras e a vasta extensão de áreas agricultáveis, fatores que vêm transformando o estado em uma potência agrícola em expansão.
#Agronegócio #PiauíEmCrescimento #DesenvolvimentoRural #FuturoSustentável #ProduçãoDeGrãos
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|