Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
JANELA DE PLANTIO - Tocantins alerta para o fim do prazo de plantio da soja sequeiro na safra 2024/2025
Data de Publicação: 14 de janeiro de 2025 10:50:00 O Governo do Tocantins, através da Adapec, informa que o prazo para o plantio de soja sequeiro da safra 2024/2025 termina nesta quarta-feira, 15. Com mais de 1,5 milhão de hectares disponíveis, o estado espera uma produção de 4,4 milhões de toneladas do grão.
O cadastramento é essencial para embasar medidas sanitárias
que visam a prevenção e controle de pragas (Foto: Adapec)
|
Da redação
A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), faz um alerta importante: o prazo para o plantio de soja sequeiro da safra 2024/2025 se encerra nesta quarta-feira, 15 de outubro. A janela de plantio começou no dia 1º de outubro e, no estado, há mais de 1,5 milhão de hectares disponíveis para cultivo, com uma expectativa de produção de 4,4 milhões de toneladas, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
É fundamental que os produtores realizem o cadastramento anual da área cultivada na Adapec. Na última safra, 2.689 propriedades rurais foram cadastradas. Cleovan Barbosa, responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no Tocantins, destaca que os produtores devem se dirigir à unidade de atendimento da Adapec com a documentação necessária até cinco dias úteis após o término da janela de plantio, ou seja, até 22 de janeiro.
PUBLICIDADE |
Para comprar acesse o site https://cerradoeditorial.com.br/ |
O cadastramento é essencial para embasar medidas sanitárias que visam a prevenção e controle de pragas de alto impacto econômico, como a ferrugem asiática. Lenito Abreu, vice-presidente da Adapec, enfatiza que o monitoramento eficaz depende da atualização dos dados e do mapeamento das propriedades, o que resulta em uma produção segura e com alta produtividade. A Adapec também é responsável por monitorar as áreas de cultivo de soja sequeiro.
Para efetuar o cadastramento, os produtores devem apresentar a documentação exigida, disponível no site to.gov.br/adapec, realizar o pagamento e entregar os documentos na unidade da Agência de seu município dentro do prazo mencionado. O não cumprimento das normas pode resultar em sanções previstas pela legislação.
#Tocantins #SojaSequeiro #Adapec #Cadastramento #Agronegócio #ProduçãoAgrícola #FerrugemAsiática #Safra2024 #DefesaAgropecuária
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|