Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
NOVO NA PRAÇA - Alerta para o percevejo-de-pintas-amarelas: uma nova ameaça ao meio ambiente
Data de Publicação: 27 de janeiro de 2025 14:47:00 Espécie invasora originária da China já foi registrada 22 vezes na Baixada Santista e pode impactar a biodiversidade local.
Da redação
O percevejo-de-pintas-amarelas (Erthesina fullo), um inseto de origem chinesa que mede cerca de 1 centímetro, apresenta um corpo verde ou amarelo com pintas amarelas. Apesar de seu tamanho diminuto, ele é considerado uma praga na Ásia, alimentando-se de diversas plantas e causando desequilíbrios ambientais. A presença desse inseto no Brasil gera preocupações quanto aos riscos ambientais e econômicos que pode trazer.
![]() |
Percevejo-de-pintas-amarelas (Erthesina fullo)
(Foto: Yan Lima) - Baixada do G1 - Santos e Região
|
Na Baixada Santista, litoral de São Paulo, o percevejo já foi avistado 22 vezes, com maior incidência em Santos, além de registros em São Vicente e Guarujá. Acredita-se que o inseto tenha sido introduzido na região por navios, com o primeiro avistamento documentado em 2020, próximo ao Porto de Santos, quando o biólogo Yan Lima e Silva o confundiu inicialmente com uma espécie nativa. A investigação sobre sua presença foi iniciada após alertas de cientistas.
Características do percevejo: tamanho entre 1,2 e 1,5 cm de comprimento; aparência, corpo verde ou amarelo com pintas amarelas; reprodução, fêmeas depositam de 50 a 200 ovos por vez; ciclo de vida: dura de 4 a 6 semanas; vida adulta: vive de 2 a 4 meses, dependendo das condições.
Preocupações em Relação à Espécie
Embora ainda não tenha causado danos significativos no Brasil, pesquisadores estão atentos. A expansão do percevejo pode torná-lo uma espécie invasora, comprometendo o equilíbrio ambiental e gerando prejuízos econômicos no país e na América do Sul.
- Há risco, caso não haja um monitoramento adequado - alerta Ricardo Brugnera, pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O último registro no sistema iNaturalist foi em outubro de 2024, no Parque São Vicente.
O iNaturalist é uma plataforma online que permite que cidadãos registrem e publiquem observações sobre a biodiversidade, contribuindo para a criação de uma base de dados global.
Riscos e Preocupações:
- Ambiental e econômico: A expansão da espécie pode causar danos significativos em nível nacional e na América do Sul.
- Hábito alimentar: O percevejo é polífago e se alimenta de diversas plantas.
Riscos para Humanos?
Até o momento, não há riscos à saúde humana associados ao percevejo. No entanto, especialistas recomendam monitoramento contínuo e incentivam que qualquer avistamento do inseto seja registrado no iNaturalist, aumentando a base de dados sobre a espécie.
As informações são do G1 Santos e Região (clique aqui para ler a original da matéria) que procurou informações do Ministério da Agricultura e até nesta segunda-feira, 27, ainda não obteve resposta.
#PercevejoDePintasAmarelas #EspécieInvasora #Biodiversidade #MonitoramentoAmbiental #iNaturalist #BaixadaSantista #Ecologia #MeioAmbiente
Percevejo-de-pintas-amarelas, Erthesina fullo, Inseto, Origem chinesa, Praga, Desequilíbrios ambientais, Brasil, Baixada Santista, Santos, Espécieinvasora, Monitoramento, Biodiversidade, iNaturalist, Ciclo de vida, Riscos ambientais, Riscos econômicos, Hábito alimentar, Polífago, Saúde humana, Pesquisa científica
![ARTIGO DE OPINIÃO - O agro responsável do Brasil na vitrine](https://www.cache2net4.com//Repositorio/9214/Publicacoes/566243/pzzb8315_0-_1_.jpg?=2622997-4)
ARTIGO DE OPINIÃO - O agro responsável do Brasil na vitrine
COP não é palco para entretenimento. É bastidor, onde é preciso fazer política climática com seriedade, com base em objetivos claros e metas realistas Saiba Mais +![BIOSSOLUÇÕES - Empresas firmam Parceria para promover agricultura regenerativa no Brasil](https://www.cache2net4.com//Repositorio/9214/Publicacoes/565096/sede-upl3835.jpg?=2618213-2)
BIOSSOLUÇÕES - Empresas firmam Parceria para promover agricultura regenerativa no Brasil
A colaboração entre a UPL Ltd. e a Future Climate visa fortalecer práticas sustentáveis no agronegócio brasileiro, impulsionando a descarbonização e a Saiba Mais +![SUSTENTABILIDADE: Sema e agricultores baianos discutem planejamento conjunto para o Pacto Pelo Cerrado](https://www.cache2net4.com//Repositorio/9214/Publicacoes/564802/Reuniao Sema e Aiba.jpg?=2616768-3)
SUSTENTABILIDADE: Sema e agricultores baianos discutem planejamento conjunto para o Pacto Pelo Cerrado
A Secretaria do Meio Ambiente da Bahia e a Aiba se reúnem para traçar estratégias de preservação e desenvolvimento sustentável em 2025, destacando a r Saiba Mais +![SUSTENTABILIDADE - Galvani Fertilizantes intensifica investimentos em energia renovável no oeste da Bahia](https://www.cache2net4.com//Repositorio/9214/Publicacoes/563683/image002.jpg?=2610834-3)
SUSTENTABILIDADE - Galvani Fertilizantes intensifica investimentos em energia renovável no oeste da Bahia
A Galvani Fertilizantes avança com iniciativas sustentáveis e investimentos em energias renováveis. Com um projeto ambicioso de autossuficiência energ Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|