Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
PESCA ESPORTIVA: Tocantins realiza 3° Torneio no Lago de Palmas
Data de Publicação: 19 de março de 2025 16:26:00 O 3° Torneio de Pesca Esportiva Tocantins promoveu a inclusão e a conscientização ambiental, reunindo pescadores de várias regiões.
Da redação
No último sábado, 15 de março, a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura do Tocantins (Sepea), esteve presente no 3° Torneio de Pesca Esportiva Tocantins (TPE-TO). Com início às 7h, o evento atraiu 534 pescadores profissionais em 178 embarcações, representando diversos municípios do Tocantins e de outros estados.
![]() |
Foto: Governo do Tocantins
|
As equipes tiveram até às 16h15 para retornar ao ponto de partida; quem chegasse após esse horário seria desclassificado, de acordo com as regras do torneio. Apesar das adversidades climáticas, a maioria conseguiu retornar em segurança e dentro do prazo estabelecido.
Rodrigo Ayres, secretário-executivo da Pesca e Aquicultura, ressaltou a importância de eventos como este, que impulsionam a pesca, o turismo e a economia local.
- Esses torneios são fundamentais não apenas para promover o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental, mas também para proporcionar lazer e celebrar a vida. Ao reunir famílias e incentivar práticas responsáveis, estamos gerando renda para os tocantinenses e apoiando a preservação dos nossos recursos naturais - frisou.
Thaiana Brunes, engenheira ambiental da Sepea, explicou que a Secretaria deu suporte ao torneio desde a largada até o processo de pontuação das equipes.
- A Sepea acompanhou toda a estrutura, desde a inspeção prévia até a validação da medição dos peixes capturados, garantindo a conformidade das regras - detalhou.
As 178 embarcações competiram nas categorias geral e mista, com esta última incluindo crianças e mulheres. Os campeões do torneio serão anunciados em breve.
Organizadores
O Torneio de Pesca Esportiva Tocantins (TPE-TO) foi idealizado por dois amigos apaixonados por pesca, Eduardo Mota e Heber Madruga. Em suas três edições, o evento reuniu centenas de pescadores, expositores e parceiros, incluindo a Sepea.
Eduardo Mota destacou a inclusão de equipes mistas como um dos objetivos alcançados.
- Este ano, trouxemos equipes que envolveram crianças e mulheres, evidenciando os benefícios da pesca esportiva para o turismo e o meio ambiente - afirmou.
Heber Madruga, por sua vez, expressou sua satisfação.
- O TPE Tocantins é um sonho realizado, mostrando nosso potencial e demonstrando que a pesca pode ser uma forma de lazer que também preserva o meio ambiente.
TORNEIO DE PESCA, TOCANTINS, PESCA ESPORTIVA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PESCA ESPORTIVA - Pesca com sustentabilidade
Ministério da Pesca e Aquicultura e IICA se unem para elaborar Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Pesca Amadora e Esportiva Saiba Mais +
Rios Araguaia e Cristalino em Goiás recebem segunda edição de rally internacional de pesca esportiva
Torneio irá reunir vinte participantes – homens e mulheres - de 7 países: Japão, EUA, China, Brasil, Tailândia, Cingapura, Malásia. Serão cinco dias Saiba Mais +
Fim da piracema, tempo de pesca. Órgão ambiental do Tocantins orienta como obter licença de pescador
A Licença de Pesca Amadora é obrigatória, e o pescador também deve ficar atento à proibição de pescar em locais determinados e uso de material predató Saiba Mais +
Ministério da Pesca e Aquicultura anuncia programa para a pesca esportiva
O anúncio foi feito à representantes do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo. Um turista estrangeiro chega a gastar US$ 12 Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|