Português (Brasil)

CONGRESSO ABRAMILHO - Impactos do "tarifaço" norte-americano e reciprocidade tarifária em discussão durante o evento

CONGRESSO ABRAMILHO - Impactos do "tarifaço" norte-americano e reciprocidade tarifária em discussão durante o evento

Data de Publicação: 4 de abril de 2025 11:53:00 Evento reunirá especialistas e autoridades para traçar um panorama do mercado de milho e debater a regulamentação das relações comerciais do Brasil com outras nações.

Compartilhe este conteúdo:

Da redação

No dia 14 de maio, será uma excelente oportunidade para aprofundar o debate sobre os impactos do recente "tarifaço" americano no mercado brasileiro de milho. Esse assunto será uma das pautas centrais do 3º Congresso Abramilho, que contará com um painel dedicado à reciprocidade tarifária e ambiental, também de grande relevância na atual guerra comercial.

Imagem ilustrativa: META IA por sugestão da redação do site

Promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho), o evento acontecerá em Brasília, com a presença de aproximadamente 400 participantes, incluindo produtores, empresários, autoridades, políticos e jornalistas. O objetivo é oferecer um panorama atualizado dos fatores que afetam o dia a dia da atividade agrícola.

- Ainda é cedo para uma análise conclusiva, mas há uma tendência de aumento nas exportações de milho pelo Brasil. Teremos um painel focado em macroeconomia e agro para discutir essa questão durante o congresso - afirma Glauber Silveira, diretor executivo da Abramilho e organizador do evento.

Na esteira do tarifaço, um tema que ganhou destaque nesta semana é o projeto de lei (PL) 2088/2023, que regulamenta a reciprocidade tarifária e ambiental nas relações do Brasil com outros países. O PL já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, e a expectativa é que seja sancionado pelo presidente Lula da Silva nos próximos dias.

Esse projeto autoriza o Governo Federal a implementar contramedidas em situações como a do 'tarifaço'. O autor, deputado federal Zequinha Marinho (PL/BA), será um dos palestrantes no painel sobre o assunto.

- Nosso objetivo é compreender todas as implicações do PL, tanto em termos de tarifas comerciais quanto de exigências ambientais -  ressalta Paulo Bertolini, presidente da Abramilho.

O painel sobre reciprocidade nos mercados ocorrerá das 15h às 16h30 e contará com a participação de Bruno Lucchi (CNA), Lucíola Magalhães (Embrapa Territorial), Samanta Pineda (especialista em Direito Agrário e Ambiental), Daniel Vargas (FGV) e Fernando Pimentel (Itamaraty/MRE), com mediação do jornalista Mauro Zannatta.

Logo em seguida, das 16h30 às 17h30, Caio Megale, Leonardo Alencar (XP Investimentos) e Alex Giacomelli (Itamaraty/MRE) abordarão a macroeconomia e seus impactos no agronegócio, moderados pelo jornalista Cassiano Ribeiro.

Sobre

Abramilho: A Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho) foi criada em 2007 com o intuito de representar as demandas dos produtores diante dos desafios nacionais e internacionais que o setor enfrenta. A Abramilho agrega associações estaduais e do Distrito Federal, cooperativas e entidades regionais e nacionais com interesses comuns.

Congresso Abramilho: Realizado anualmente em Brasília (DF) no mês de maio, o Congresso Abramilho serve como um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre produtores e outros profissionais. A programação é diversificada, ancorada em contextos político, econômico, legislativo e social, tanto em nível nacional quanto internacional.

Cerrado Rural Agro estará presente cobrindo o evento.

tarifaço, mercado de milho, 3º Congresso Abramilho, reciprocidade tarifária, legislação ambiental, comércio exterior

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário