Português (Brasil)

IFC AMAZÔNIA – Embrapa Pesca e Aquicultura leva inovações em piscicultura

IFC AMAZÔNIA – Embrapa Pesca e Aquicultura leva inovações em piscicultura

Data de Publicação: 18 de abril de 2025 12:02:00 Com pesquisas avançadas e uma nova plataforma digital, a Embrapa promete fortalecer a piscicultura familiar durante o International Fish Congress em Belém-PA.

Compartilhe este conteúdo:

Da redação

A Embrapa marcará presença no International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Amazônia), que ocorrerá de 23 a 25 de abril em Belém-PA. Durante o evento, pesquisadores de quatro unidades da instituição irão apresentar suas mais recentes descobertas em áreas variadas da piscicultura. Entre as novidades, será lançada uma plataforma digital voltada para extensionistas rurais, com o objetivo de fortalecer a piscicultura familiar.

Pirarucu, peixe tipicamente amazônico em fase de desenvolvimento
tecnológico e um dos focos do IFC Amazônia (foto: Embrapa)

As pesquisadoras Fernanda O'Sullivan e Flávia Tavares, da Embrapa Pesca e Aquicultura, discutirão a produção de peixes nativos em tanques-rede, ligando-a ao uso de populações monossexo de fêmeas. Fernanda destaca que essa prática resultaria em vantagens econômicas, já que as fêmeas do tambaqui, por exemplo, são mais produtivas que os machos. O estudo mostrado no evento comprovará os ganhos em produtividade no cultivo em tanques-rede, fruto de uma parceria com a Associação Bom Peixe.

No segundo dia do Simpósio Internacional de Aquicultura, que integra o IFC Amazônia, serão discutidos os avanços na reprodução do pirarucu e soluções de melhoramento genético para espécies como tilápia e truta arco-íris. Além disso, outros pesquisadores abordarão temas como sustentabilidade e sanidade na produção de tambaqui.

O lançamento da Hub Peixes, uma plataforma digital para transferência de tecnologias na aquicultura, também será destaque, oferecendo informações sobre toda a cadeia produtiva, desde o manejo até o processamento.

Embrapa, IFC Amazônia, piscicultura, peixes nativos, tanques-rede, plataforma digital, Hub Peixes, segurança alimentar.

 

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário