Português (Brasil)

DESEMPENHO ][ Tocantins terá 2º maior avanço do PIB do agronegócio, diz Banco do Brasil

DESEMPENHO ][ Tocantins terá 2º maior avanço do PIB do agronegócio, diz Banco do Brasil

Data de Publicação: 30 de outubro de 2025 16:51:00 Estado deve crescer 16,4% no PIB do setor em 2025, impulsionado pela produção de grãos e pecuária, e projeta safra de quase 10 milhões de toneladas.

Compartilhe este conteúdo:

Da redação

O Tocantins está se consolidando como uma das potências do agronegócio brasileiro, projetando o segundo maior avanço do Produto Interno Bruto (PIB) do setor no país. De acordo com a Resenha Regional do Banco do Brasil (outubro/2025), o estado deve registrar um crescimento de 16,4% no PIB do agronegócio, ficando atrás apenas de Mato Grosso do Sul (17,9%).

O resultado é atribuído, entre outros fatores, à força da produção
de grãos, ao avanço da pecuária intensiva (Foto: Keven Lopes)
____________________________________________________________________________________________________

e ao fortalecimento da agroindústria, pilares de um crescimento sustentado pela eficiência no campo. O governador Laurez Moreira destaca que o crescimento é fruto de um trabalho conjunto, focado em inovação, sustentabilidade e melhoria da infraestrutura.

Safra de 10 milhões de toneladas

O bom momento, conforme o Governo do Tocantins, é corroborado pelo 1º levantamento da safra 2025/26 da Conab, que projeta a produção de grãos em 9,63 milhões de toneladas, um aumento de 4,8% em relação à safra anterior, com a área plantada alcançando 2,57 milhões de hectares (+6,7%). A soja deve atingir 5,74 milhões de toneladas, e o milho, 2,74 milhões de toneladas. O engenheiro agrônomo da Seagro, Thadeu Teixeira Júnior, explica que o desempenho é reflexo da profissionalização e do investimento dos produtores em manejo, genética e irrigação.

Exportações e futuro

Entre janeiro e setembro de 2025, o Tocantins exportou US$ 2,5 bilhões, um aumento de 25,4% em relação a 2024, com um superávit comercial de US$ 2,3 bilhões. A soja (58,8%), a carne bovina (18,1%) e o milho (4,4%) foram os destaques de vendas, tendo a China como principal destino.

Com 4,8 milhões de hectares irrigáveis e crescente uso de biotecnologia, o Tocantins se posiciona como um dos estados mais promissores, baseando seu desenvolvimento na integração entre tecnologia, organização e sustentabilidade.

 

Tocantins, Agronegócio, PIB, Banco do Brasil, safra 2025/26, Conab, soja, exportação, Laurez Moreira, César Halum, sustentabilidade.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário