Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
LUTO NA PESQUISA ][ Morre Ariovaldo Luchiari Jr., um dos quadros mais antigos da Embrapa
Data de Publicação: 1 de novembro de 2025 18:03:00 Engenheiro agrônomo, ele foi pioneiro na implantação da Embrapa Pesca e Aquicultura em Palmas-TO e representou a empresa no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Deixa um legado técnico e humano, especialmente na Agricultura Digital.
![]() |
|
Ariovaldo Luchiari Júnior, uma vida de
dedicação a Embrapa (Foto: embrapa)
____________________________________________________________________________________________________
|
Por Antônio Oliveira*
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) perdeu um de seus mais antigos e respeitados quadros de pesquisa. O engenheiro agrônomo Ariovaldo Luchiari Júnior faleceu na última quinta-feira (30), em Campinas (SP), em decorrência de complicações após uma cirurgia. Ele completaria 50 anos de dedicação à empresa em março do próximo ano.
Luchiari Júnior teve uma trajetória de grande contribuição técnica e na gestão, atuando em diversas Unidades, como Cerrados, Meio Ambiente e Agricultura Digital. Ele foi um dos pioneiros na implantação da Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas (TO), em 2009.
![]() |
|
Ariovaldo Luchiari Júnior, em 2009, ao lado do entrão governador do
Tocantins, Marcelo Miranda e do seu colega Homero Aidar,
no momento da confirmada a instalação da Embrapa Pesca
e Aquiculura no Tocantins (Foto: Lia Mara/ Governo do Tocantins)
|
O pesquisador teve participação em iniciativas importantes, como o Programa de Cooperação Nipo-Brasileiro para o Desenvolvimento Agrícola dos Cerrados (Prodecer) e foi o primeiro representante da Embrapa no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Nos últimos anos, contribuiu com programas de inovação aberta e como mentor de startups, dedicando-se à Embrapa Agricultura Digital, onde seu legado é lembrado com gratidão pelos colegas.
A cerimônia de despedida foi realizada nesta sexta-feira (31) no Cemitério Aléias. O pesquisador deixa a esposa, Beatriz, os filhos Iara, Nádia e Paulo, além de três netos e uma vasta rede de amigos.
*Fonte: Jornalista Graziella Galinari, Embrapa Agricultura Digital.
Nota da Redação: A Cerrado Rural Agronegócios lamenta profundamente o falecimento de Ariovaldo Luchiari Júnior, um visionário que dedicou sua vida ao avanço da pesquisa agropecuária brasileira, especialmente nos Cerrados. Nossos sentimentos à família, amigos e a toda a comunidade da Embrapa.
Ariovaldo Luchiari Júnior, Embrapa, Pesquisador, Agricultura Digital, Embrapa Pesca e Aquicultura, IPCC, Prodecer, Luto.
DE VOLTA ][ Aprosem elege nova diretoria e foca em segurança jurídica e diálogo
Luiz Antônio de Oliveira é reeleito presidente da Aprosem para o biênio 2026/27. A gestão priorizará o fortalecimento institucional e a modernização d Saiba Mais +
SEGUNDA ESTIMATIVA ][ Conab projeta safra de grãos 2025/26 recorde de 354,8 milhões de toneladas
Aumento de 3,3% na área cultivada deve impulsionar a produção, apesar das instabilidades climáticas em MT, GO e PR; Soja lidera crescimento. Saiba Mais +
AINDA ][ CNA aciona STF contra suspensão de ações que questionam Moratória da Soja
A Confederação protocolou petição pedindo a revogação da cautelar do Min. Dino, alegando cartel de compra e infração econômica na moratória. Saiba Mais +SEGURO RURAL ][ Seguro Rural é essencial para resiliência do agro frente a eventos extremos
Apenas 2,3% da área agrícola nacional está assegurada. Especialista alerta que apólices devem proteger toda a cadeia, não só a lavoura, e que subvençã Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
|
Nome
|
E-mail
|
|
Localização
|
|
|
Comentário
|
|



.png?=2789802-1)