Português (Brasil)

AGRO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL - Agricultores da Bahia e CNJ firmam parceria para oficina-escola no conjunto penal de barreiras

AGRO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL - Agricultores da Bahia e CNJ firmam parceria para oficina-escola no conjunto penal de barreiras

Data de Publicação: 10 de fevereiro de 2025 18:56:00 Iniciativa busca reinserção social de custodiados por meio de capacitação e oportunidades de trabalho.

Compartilhe este conteúdo:

Representantes de entidades parceiras (Foto: Imprensa da Aiba)

Da redação

A Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do Instituto Aiba, estabeleceu, nesta segunda-feira, 10, um protocolo de intenções com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap) e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para criar uma oficina-escola no Conjunto Penal de Barreiras. O objetivo é promover a reinserção social dos detentos por meio de capacitação e oferta de trabalho.

A assinatura ocorreu durante o lançamento da terceira edição do projeto Mentes Literárias, iniciativa do CNJ que visa a remição de pena através da leitura e do acesso à cultura. O evento contou com a presença de importantes autoridades, como o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e a presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, além de representantes da Aiba.

Além do protocolo com o CNJ, a Aiba também firmou outros acordos com o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), por meio do Senai, para impulsionar a capacitação profissional e a geração de empregos para os internos.

O ministro Luís Roberto Barroso destacou a relevância de iniciativas que transformam o sistema prisional, reconhecendo a violação dos direitos humanos. Ele enfatizou que projetos como o Mentes Literárias e a construção de oficinas-escolas são fundamentais para a reintegração dos detentos à sociedade.

Ministro Luís Roberto Barroso (Foto: imprensa Aiba)

A desembargadora Cynthia Maria Pina Resende reforçou que a ressocialização deve ser pautada por políticas públicas, cidadania e esperança, sublinhando a importância da educação e cultura. Representando a Aiba, Seiji Mizote manifestou o compromisso da entidade em contribuir para uma sociedade mais justa, enquanto o secretário José Carlos Souto Filho destacou a importância dessas ações na luta contra o ciclo da criminalidade.

O Instituto Aiba, braço social da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, reafirma seu compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento sustentável por meio da construção da nova oficina-escola.

Aiba, CNJ, oficina-escola, reinserção social, capacitação, Barreiras, sistema prisional, Mentes Literárias

#Aiba #CNJ #ReinserçãoSocial #OficinaEscola #Capacitação #Justiça #MentesLiterárias #Bahia

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário