Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
ESPECIAL: Odacil Ranzi, um novo Cidadão Baiano reconhecido por sua contribuição ao agro e às questões sociais no Oeste da Bahia
Produtor rural é homenageado pela Assembleia Legislativa da Bahia em reconhecimento a suas contribuições para o desenvolvimento agropecuário e social da região do Cerrado baiano.
Odacil, dona Ediana e o deputado estadual Eduardo Salles (Foto: Divulgação)
|
Por Antônio Oliveira
O produtor rural Odacil Ranzi foi recentemente reconhecido como o mais novo cidadão baiano em uma cerimônia promovida pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA). A sessão especial contou com a presença de amigos, familiares e aliados na luta pelo desenvolvimento agropecuário da região. A homenagem foi proposta pelo deputado Eduardo Salles (PP), representante da região do Cerrado baiano no Legislativo. A sessão teve um toque poético com o poeta barreirense, Carlos Abdon Quirino, declamando uma poesia em homenagem ao Odacil Ranzi
Em seu discurso, Eduardo Salles destacou o impacto do trabalho de Ranzi no setor agropecuário e a transformação social que suas iniciativas promoveram na Bahia.
![]() |
Odacir é conduzido para a mesa pelos deputados
Antônio Henrique e Paulo Câmara (Foto: divulgação)
|
- Hoje celebramos a entrada de um novo membro na família dos baianos, uma pessoa cuja trajetória é marcada pelo associativismo e cooperativismo, além de serviços prestados à nossa Bahia. É um dia para relembrar a história de um dos verdadeiros heróis da resistência - afirmou Salles, na abertura de seu pronunciamento.
Segundo Salles, Odacil Ranzi não é apenas um empresário de sucesso, mas também alguém que chegou à Bahia com determinação e a vontade de ajudar os outros. Ranzi tem sido ativo em diversas
associações filantrópicas de produtores e tem contribuído para o fomento do empreendedorismo coletivo na agricultura e pecuária. O deputado também leu a biografia de Ranzi, destacando sua trajetória de mudanças significativas em uma região que hoje desempenha um papel vital na economia do estado.
- Os primeiros anos foram desafiadores, mas promissores. Paralelamente à agricultura, Odacil gerenciou uma distribuidora de bebidas por 22 anos, atendendo toda a região. Visionário, também investiu na fruticultura, estabelecendo plantações de banana no perímetro irrigado Nupeba, em Riachão das Neves. Sua contribuição à sociedade civil é digna de nota, tendo atuado como tesoureiro da Comunidade de Placas, vice-presidente da CDL de Barreiras e sócio-fundador da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia (Cooperfarms), onde também ocupou os cargos de diretor financeiro e presidente - continuou Salles ao discorrer sobre a vasta trajetória profissional de Ranzi.
![]() |
Odacil e seus irmãos Alceu, Leosergio e Pedro (Fotos: divulgação) |
Atualmente, Odacil Ranzi é diretor do Departamento do Agro na Câmara do Comércio Brasil/Portugal e já recebeu várias homenagens, reconhecido como uma das 100 personalidades que impulsionaram o crescimento de Barreiras, além de ter obtido o título de Barreirense e o diploma de honra ao mérito pela contribuição na instalação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). Ele também foi homenageado com o título de Cidadão Honorário Anjiquense, devido à sua atuação em Angical, e presidiu a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) de 2021 a 2024, período em que fez importantes contribuições.
- Na presidência da Aiba, Odacil foi fundamental para o estudo do aquífero Urucuia, um grande rio subterrâneo no Oeste. Este aquífero, muitas vezes subutilizado, poderia permitir a expansão da área irrigada. Sob sua liderança, foram realizados estudos em conjunto com universidades para avaliar os recursos hídricos disponíveis, visando ampliar a irrigação de 300 mil hectares para um milhão, de forma sustentável - destacou Salles.
![]() |
Odacil ladeado por Celito Breda e Antônio Grespan (Foto: divulgação) |
Além do deputado proponente, o deputado federal João Leão (PP) também fez uso da palavra. Em sua análise sobre o atual contexto do agronegócio e meio ambiente, Leão criticou a burocracia na obtenção de licenças ambientais, mas elogiou o sucesso de Odacil Ranzi, que contribuiu para o crescimento da região Oeste mesmo diante de dificuldades.
- Esta sessão representa uma grande oportunidade para esta Casa. Odacil é uma figura notável e um homem que transformou sua região - declarou.
Odacil Ranzi foi conduzido ao plenário Orlando Spínola pelos deputados Antônio Henrique Junior (PP) e Paulo Câmara (PSDB).
O título foi entregue ao homenageado pelas mãos da esposa Ediana, e das filhas Ana Carolina, Vanessa e Lívia, juntamente com os netos.
![]() |
O casal Ranzi, filhos, netos, genro e o poeta Carlos Abdon (Foto: Divulgação) |
![]() |
Odacil, familiares e amigos diante do afrisco da Assembléia Legislativa da Bahia (Foto: Divulgação)
|
Uma rede de amizades
Cerrado Rural Agro procurou alguns dos amigos de Odacil Ranzi no oeste da Bahia para falar sobre o Odacil Ranzi e deste momento importante da vida dele.
Junior Marabá, prefeito de Luís Eduardo Magalhães
“É com grande alegria que vejo esta homenagem mais que merecida ao meu amigo Odacil Ranzi, agora reconhecido como Cidadão Baiano. Quero parabenizar a Assembleia Legislativa, em especial ao deputado Eduardo Salles, autor deste projeto de lei, pela iniciativa de homenagear um grande pioneiro da região oeste da Bahia. Odacil acreditou e trabalhou arduamente por esta terra, fomentando seu desenvolvimento e possibilitando que hoje muitas famílias possam colher os frutos desse esforço, criando seus filhos com dignidade.
É um privilégio ser o prefeito de Luís Eduardo Magalhães e ter Odacil como amigo. Sua trajetória inspiradora nos motiva a todos que estamos trilhando o nosso caminho e buscando um futuro melhor para nossa comunidade.
Vamos celebrar essa conquista e continuar a trabalhar juntos pelo progresso de nossa região! – comemorou o jovem prefeito.”
Hélio Hopp, produtor rural
“Odacil Ranzi é um gaúcho que chegou à Bahia nos anos 80 para ajudar a desbravar nossa região. Um homem que acreditou no sucesso e na agricultura, dedicando-se quase dia e noite à produção de alimentos, especialmente de soja, milho e outras culturas na região oeste da Bahia. Ele também se dedicou intensamente ao trabalho social, atuando em prol da comunidade desde aqueles anos até hoje, e continua realizando um trabalho espetacular.
Tamanha dedicação o levou a ser homenageado em Barreiras como cidadão barreirense pela Câmara de Vereadores. Recentemente, foi agraciado, merecidamente, com o título de Cidadão Baiano pela Assembleia Legislativa da Bahia. Essa homenagem é extremamente importante e relevante, tanto para ele quanto para nossa região. Afinal, a região oeste foi contemplada com esse título, representando um cidadão barreirense e gaúcho que veio para cá acreditando no potencial da região e ajudou a transformá-la no sucesso que é hoje no agronegócio.
Quero parabenizá-lo mais uma vez por esse título e ressaltar o quanto é fantástico receber uma homenagem dessas como cidadão baiano. Parabéns, Odacil! Um grande e forte abraço. E como dizemos no Rio Grande do Sul: aquele quebra-costela bem cinchado! É um título valioso, importante e muito relevante para nossa região, especialmente para um homem corajoso que acreditou no desenvolvimento do Oeste da Bahia.”
Luíz Carlos Bergamaschi, produtor rural e vice-presidente da Aiba
“Odacil Ranzi é uma pessoa íntegra, comprometida e determinada a promover o bem comum. Sempre fiel aos princípios do coletivo, nos ensina, pelo exemplo, o verdadeiro sentido de produzir e colher para o sucesso de uma região.”
Moisés Schimidt, produtor rural e presidente da Aiba
“O título de Cidadão Baiano entregue a Odacil Ranzi é um reconhecimento merecido a uma trajetória de dedicação, seriedade e trabalho em defesa do agronegócio e dos produtores da Bahia.”
A emoção do homenageado
Conversei com ele neste domingo, 13. Ainda estava muito emocionado e, como sempre, de bem com vida e com muito bom humor
Emoção
“Antônio, vamos em frente e responder às suas perguntas com muita emoção. Em relação à sua pergunta sobre a minha emoção, realmente foi um dia cheio de sentimentos em Salvador, quando recebi o Iítulo de Cidadão Baiano, concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia por meio de uma proposição do nosso amigo deputado Eduardo Salles, um batalhador muito voltado para o agronegócio. Essa emoção brotou do coração, e minha família estava muito feliz. Sinto-me realmente realizado por todo o trabalho que realizei ao longo dessa minha caminhada.”
Importância da homenagem
“Em relação à importância do Título de Cidadão Baiano, eu o recebo com muita humildade e gratidão no coração, pois seu simbolismo é extremamente forte. São poucas as pessoas que vêm de outros estados ou países, realizam uma jornada de trabalho e crescimento econômico e social, e recebem esse título. Sinto-me muito feliz e emocionado com a relevância desse reconhecimento, que para o Oeste da Bahia é significativo, pois representa todo um trabalho coletivo. Não é apenas sobre a minha trajetória, mas sobre as contribuições das entidades nas quais participei ao longo do caminho. Cada uma delas ajudou a construir, como pequenos tijolos, o que sou hoje.”
Causas sociais
“Antônio, quanto as questões sociais (nas quais ele sempre envolveu de forma voluntária ou missão do Fundesis/Aiba), eu sou um empresário que divido aquilo que eu faço, não só comigo, com a minha família e os meus sócios, mas eu divido também com a comunidade. Eu podendo ajudar, dentro das minhas possibilidades, eu tenho ajudado muita gente ao longo do meu caminho. E fico muito feliz quando tem um colaborador que me diz para mim, “Seu Odacil, comprei uma bicicleta. Eu digo: ‘Parabéns. Vamos em frente.’ ‘Seu Odacill, troquei a bicicleta e comprei um terreno em 40 prestações’ - Mas que bom tu já está soando com a tua casa própria’ Depois ele vem e diz, dois, três anos depois: ‘Comecei a construir minha casa’. ‘Mas que coisa maravilhosa’.
Nesse percurso, busquei manter minha visão de mundo. Ao longo do tempo, tive a felicidade de contar com colaboradores que estão comigo há 4, 5, 8, 10, 12 e até 15 anos. Assim como na minha experiência na distribuidora, procuro valorizar os talentos ao meu redor, pois acredito que o crescimento deve ser coletivo. Gosto de crescer, mas faço questão de trazer comigo aqueles que estão ao meu lado. Meu olhar está sempre voltado para as questões sociais, e acredito que todos nós temos oportunidades que devemos agarrar com ambas as mãos. Além disso, é fundamental abrir espaço para que outras pessoas também possam crescer. Essa é a diferença entre um empresário que pensa apenas em si e aquele que se preocupa com o coletivo.”
Com que compartilha o Título
“Com que compartilho este Título? Quero dividir esse momento tão especial da minha vida — a conquista do Título de Cidadão Baiano — com muita humildade e gratidão. Essa alegria é especialmente para minha família, principalmente para minha esposa, que está ao meu lado há 47 anos de casados. Em julho, celebraremos 48 anos juntos, e ela tem sido um apoio incondicional, me incentivando em todos os momentos.
Além disso, compartilho esse título com todos que, ao longo dos meus 45 anos aqui na Bahia, estiveram ao meu lado em algum momento. Sei que nada se constrói sozinho; conseguimos alcançar nossos objetivos porque temos pessoas que nos ajudam, nos orientam e caminham conosco. Sozinho, não vamos a lugar algum. No entanto, quando somos fortes e unidos, avançamos em direção ao crescimento.
Essa emoção, portanto, divide-se com meus colaboradores, amigos e todos que fazem parte dessa jornada. Fiz questão de levar até Salvador oito funcionários, simbolicamente, representando os mais de 220 que estão ao meu lado todos os dias. Essa é a essência do que celebramos: um trabalho baseado na união, força, amizade e simplicidade. A vida é feita de coisas simples, e é fundamental mantermos essa simplicidade. Que Deus nos abençoe! Um grande abraço, Antônio.’
![]() |
Odacil Ranzi recebe o título de "Cidadão Baiano" (Foto: divulgação) |
Breve perfil de Odacil Ranzi
Natural de Espumoso, no Rio Grande do Sul, Odacil Ranzi formou-se em técnico de contabilidade em 1972, e graduou-se em Economia pela Universidade de Passo Fundo, em 1977. Chegou ao Oeste da Bahia em 1980. Percebendo a vocação agrícola da região adquiriu uma propriedade rural na localidade de Placas, em Barreiras, onde fundou o Grupo Passo Fundo. Cultiva grãos na região Oeste. Produz, também, banana no perímetro irrigado Nupeba, em Riachão das Neves.
Entre muitos feitos, já foi vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Barreiras, sócio-fundador da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia (Cooperfarms), e é diretor do Departamento do Agro da Câmara do Comércio Brasil/Portugal.
Presenças
Participaram da sessão especial de outorga o deputado Paulo Câmara (PSDB); o ex-governador do Estado da Bahia, Paulo Souto; deputado federal João Leão (PP); deputado Antônio Henrique Junior (PP); a procuradora de Justiça, Marilene Pereira Mota, que representou o procurador-geral de Justiça do Estado da Bahia, Pedro Maia; os irmãos do homenageado Léo Sérgio Ranzi, Alceu Ranzi e Pedro Ranzi; o chefe de gabinete Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), André Ferraro, que representou o governo do Estado, juntamente com o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária, Paulo Sérgio Menezes Luz; o executivo da Passo Fundo Agro, Janiel Marcos Eli; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Sérgio Pedreira de Souza, representando o presidente da FIEB Carlos Henrique Passos.
Nota do editor em forma de poesia
Este editor e Odacil nos conhecemos no início da década de 1980. Ele, lutando pelo cooperativismo no Cerrado baiano, e eu, reportando e promovendo a colonização dessa mesma terra fértil. Sempre foi uma amizade sincera, leal e repleta de admiração mútua.
Ao longo dos anos, testemunhei sua dedicação inabalável em transformar realidades, unindo forças com os agricultores da região para construir um futuro melhor. Odacil não apenas acreditou no potencial da terra, mas também nas pessoas, sempre buscando empoderá-las através do associativismo e do empreendedorismo.
Nossa trajetória, entrelaçada pelo amor ao Cerrado, faz de cada conversa uma troca rica de experiências e aprendizados. Ele é, sem dúvida, um exemplo de compromisso e paixão por nossa comunidade, e sua amizade é um presente inestimável em minha vida.
![]() |
Odacil e uma das suas grandes obras na condução da
Aiba: sede da instituição no complexo Bahia Farm
Show (Fotos: Aiba/Montagem Cerrado Editora)
|
“Odacil, um homem de luz
Em meio ao mundo dos negócios, brilha uma estrela,
Odacil, a figura que a todos revela,
Com visão empreendedora, ele avança,
E em seu coração, a nobre esperança.
Sensibilidade que toca as almas cansadas,
Atento às causas, às vidas fragilizadas,
Servindo à sociedade com amor genuíno,
Ele é um farol em caminho divino.
Amigo e companheiro, sabedoria em seu olhar,
Com carisma e respeito, sabe nos cativar,
Na sinfonia da vida, sua nota ressoa,
E o mundo é melhor onde sua bondade ecoa.
Poucos têm um amigo tão raro e verdadeiro,
E eu, com firmeza, afirmo: “É meu parceiro!”
(Antônio Oliveira)
Odacil Ranzi | Cidadão Baiano | Assembleia Legislativa | Desenvolvimento Agropecuário | Cooperativismo | Trajetória Profissional | Homenagem | Empreendedorismo | Sustentabilidade

AGRO NAS ESCOLAS: Celebrando o feijão, conector entre o campo e a cidade
Iniciativa promovida pelo Instituto Irriganor e parceiros levou ensinamentos sobre o agronegócio a estudantes de Paracatu, realçando a importância do Saiba Mais + 14.03.23_dec6e45b.jpg?=2706415-3)
EFEITO TARIFAÇO - China responde aos EUA com tarifas de 34% e limitações à exportação de minerais raros
Em resposta às tarifas de Donald Trump, a China impõe taxas sobre produtos dos EUA e limita exportações de minerais estratégicos, intensificando a gue Saiba Mais +
PIRATARIA - Perdas de sementes de soja atingem R$ 10 bilhões anuais no Brasil
Estudo revela o impacto econômico da pirataria e a importância das sementes certificadas para a agricultura. Saiba Mais +
BRASIL E JAPÃO - Ministro Fávaro diz trazer bons resultados aos brasileiros
O ministro Carlos Fávaro destaca avanços na cooperação agrícola e acordos estratégicos durante visita ao Japão. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|