Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
MILHO EM DEBATE - Sustentabilidade e inovação em destaque no 3º Congresso Abramilho
Data de Publicação: 2 de abril de 2025 09:45:00 O 3º Congresso Abramilho discutirá sustentabilidade e inovação, reunindo líderes do agronegócio para abordar a conjuntura econômica e questões globais.
Da redação
Anualmente, a Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho) promove um evento voltado para economia e política, visando fornecer suporte às decisões de seus associados. Neste ano, o 3º Congresso Abramilho será realizado em 14 de maio, em Brasília, abordando temas como a conjuntura macroeconômica e a reciprocidade na sustentabilidade.
Com o lema “Sustentabilidade e Inovação”, o congresso prevê a presença de aproximadamente 400 participantes, incluindo produtores, empresários, autoridades, políticos e representantes da imprensa. A relevância do evento é justificada pelo fato de o milho ser o quinto maior produto brasileiro em exportação, movimentando, em 2022, US$ 12,4 bilhões, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Comércio e Indústria (MDIC).
- Para pensarmos no futuro da produção de milho no Brasil, é imprescindível observar também o cenário internacional, já que 30% da produção é destinada à exportação. Por isso, o tema está em destaque na programação do nosso congresso - comenta Glauber Silveira, Diretor Executivo da Abramilho e organizador do evento.
![]() |
Painel da edição passada (Foto: Abramilho)
|
Um dos painéis do congresso, focado no mercado sustentável, contará com a participação de adidos agrícolas brasileiros que oferecerão uma visão geral das legislações e exigências ambientais nos principais mercados compradores. Representantes da Aprosoja Mato Grosso e da Bayer participarão dessa discussão, moderada pelo jornalista Luiz Patroni.
Além disso, o painel final abordará as tendências da macroconjuntura econômica, com Leonardo Alencar e Caio Megale, da XP Investimentos, apresentando uma visão sobre a política macroeconômica e seu impacto no agronegócio e na economia nacional. A mediação ficará a cargo do jornalista Cassiano Ribeiro.
Sendo um alimento essencial na mesa dos brasileiros, o milho é amplamente afetado pelas oscilações do mercado global. Na abertura do congresso, Mauro Osaki, pesquisador da Esalq, oferecerá uma análise sobre a inflação dos alimentos no Brasil, em debate mediado pela jornalista Letícia Luvison, que contará com a participação do presidente da Abramilho, Paulo Bertolini, do deputado federal Pedro Lupion e de Tânia Zanella, presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA).
Reciprocidade
Na parte da tarde, o congresso explorará um tema relevante nas discussões sobre sustentabilidade: a reciprocidade de medidas entre países com laços comerciais. O painel será composto por especialistas nas áreas ambiental e jurídica, como Luciola Magalhães, chefe adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial, a advogada Samanta Pineda e Daniel Barcelos Vargas, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com mediação do jornalista Mauro Zanatta.
O tema também será abordado no painel de Inovações Sustentáveis, que apresentará cases do Senar, Syngenta, PivotBio e Corteva. Este bloco será conduzido em formato de talk show pelo jornalista Rafael Walendorff.
Este site estará presente no evento.
Abramilho, 3º Congresso, Sustentabilidade, Inovação, Agricultura, Economia, Milho, Exportação

AGROBALSAS 2025: Programação do evento é anunciada
Feira de tecnologias agrícolas do Maranhão ocorrerá de 12 a 16 de maio, em Balsas (MA) com palestras sobre inovação e sustentabilidade. Saiba Mais +
IFC AMAZÔNIA – Embrapa Pesca e Aquicultura leva inovações em piscicultura
Com pesquisas avançadas e uma nova plataforma digital, a Embrapa promete fortalecer a piscicultura familiar durante o International Fish Congress em B Saiba Mais +
AGROBALSAS 2025: Construindo pontes” com Inovação e conexões na agricultura
Um dos maiores eventos agrícolas do MATOPIBA reúne expositores de diversas regiões e promove debates sobre o futuro da agropecuária. Em entrevista par Saiba Mais +
IFC BRASIL 2025 - Tocantins marca presença na versão amazônica do evento
Estado busca promover suas ações em Pesca e Aquicultura no maior evento da Amazônia Legal. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|