Português (Brasil)

MILHO EM DEBATE - Sustentabilidade e inovação em destaque no 3º Congresso Abramilho

MILHO EM DEBATE - Sustentabilidade e inovação em destaque no 3º Congresso Abramilho

Data de Publicação: 2 de abril de 2025 09:45:00 O 3º Congresso Abramilho discutirá sustentabilidade e inovação, reunindo líderes do agronegócio para abordar a conjuntura econômica e questões globais.

Compartilhe este conteúdo:

Da redação

Anualmente, a Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho) promove um evento voltado para economia e política, visando fornecer suporte às decisões de seus associados. Neste ano, o 3º Congresso Abramilho será realizado em 14 de maio, em Brasília, abordando temas como a conjuntura macroeconômica e a reciprocidade na sustentabilidade.

Com o lema “Sustentabilidade e Inovação”, o congresso prevê a presença de aproximadamente 400 participantes, incluindo produtores, empresários, autoridades, políticos e representantes da imprensa. A relevância do evento é justificada pelo fato de o milho ser o quinto maior produto brasileiro em exportação, movimentando, em 2022, US$ 12,4 bilhões, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Comércio e Indústria (MDIC).

- Para pensarmos no futuro da produção de milho no Brasil, é imprescindível observar também o cenário internacional, já que 30% da produção é destinada à exportação. Por isso, o tema está em destaque na programação do nosso congresso - comenta Glauber Silveira, Diretor Executivo da Abramilho e organizador do evento.

Painel da edição passada (Foto: Abramilho)

Um dos painéis do congresso, focado no mercado sustentável, contará com a participação de adidos agrícolas brasileiros que oferecerão uma visão geral das legislações e exigências ambientais nos principais mercados compradores. Representantes da Aprosoja Mato Grosso e da Bayer participarão dessa discussão, moderada pelo jornalista Luiz Patroni.

Além disso, o painel final abordará as tendências da macroconjuntura econômica, com Leonardo Alencar e Caio Megale, da XP Investimentos, apresentando uma visão sobre a política macroeconômica e seu impacto no agronegócio e na economia nacional. A mediação ficará a cargo do jornalista Cassiano Ribeiro.

Sendo um alimento essencial na mesa dos brasileiros, o milho é amplamente afetado pelas oscilações do mercado global. Na abertura do congresso, Mauro Osaki, pesquisador da Esalq, oferecerá uma análise sobre a inflação dos alimentos no Brasil, em debate mediado pela jornalista Letícia Luvison, que contará com a participação do presidente da Abramilho, Paulo Bertolini, do deputado federal Pedro Lupion e de Tânia Zanella, presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA).

Reciprocidade

Na parte da tarde, o congresso explorará um tema relevante nas discussões sobre sustentabilidade: a reciprocidade de medidas entre países com laços comerciais. O painel será composto por especialistas nas áreas ambiental e jurídica, como Luciola Magalhães, chefe adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial, a advogada Samanta Pineda e Daniel Barcelos Vargas, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com mediação do jornalista Mauro Zanatta.

O tema também será abordado no painel de Inovações Sustentáveis, que apresentará cases do Senar, Syngenta, PivotBio e Corteva. Este bloco será conduzido em formato de talk show pelo jornalista Rafael Walendorff.

Este site estará presente no evento.

 

Abramilho,  3º Congresso,  Sustentabilidade,  Inovação,  Agricultura,  Economia,  Milho,  Exportação

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário