Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Peixe com aproveitamento total
Data de Publicação: 2 de novembro de 2022 10:15:00 “Consumo consciente, consumo responsável e respeito aos animais de produção através do aproveitamento integral daquilo que foi produzido. Conceitos que não podem ficar só no discurso, temos que praticar” #consumo consciente #peixe bem aproveitado #peixe bem carneado #pirarucu #pratos com o pirarucu
“Consumo consciente, consumo responsável e respeito aos animais de produção através do aproveitamento integral daquilo que foi produzido. Conceitos que não podem ficar só no discurso, temos que praticar”
Uma das aparas que iriam para o lixo (Foto: Fábio Sussel)
|
Por Fábio Sussel
Dentre as demonstrações práticas na Seafood Show Latin America (17 a 19 de outubro 2022, em SP), foi carneado um pirarucu de aproximadamente 20 kg. Muito bem carneado por sinal, uma baita aula e ótimo aproveitamento do peixe. Fiquei de olho nas aparas, carcaça e cabeça que estavam jogando no “lixo”. Por sinal, a mesma caixa de isopor com gelo que veio o peixe, que já estava eviscerado, portanto as sobras estavam bem limpas.
Ao final da apresentação pedi ao Chef se podia levar aquelas sobras pros meus “cachorros” (rs rs ...). Ele ficou feliz pelo motivo de eu dar fim naquilo que seria um trabalho a mais pra eles. Lá vai eu sair pela feira com uma caixa de isopor nos braços contendo sobras de um pirarucu (claro que todo mundo pensou que eu estava levando um peixe inteiro, rs rs...).
Cheguei em casa já era mais de 10 horas da noite. Como tinha bastante gelo na caixa, coloquei um peso em cima da tampa e deixei para limpar no dia seguinte.
O “peixe” estava um espetáculo de conservação. Tirei as carnes aderidas junto a coluna vertebral, nadadeiras e cabeça. Tomei o cuidado de separar as carnes mais brancas das mais escuras (menos nobre). Em seguida cortei a coluna vertebral em porção para os cachorros.
Resultado do aproveitamento: Duas porções de carne branca para petisco frito, uma caldeirada com a cabeça, nadadeiras peitorais e algumas aparas mais escuras, que serve bem umas 6 pessoas, e 6 porções de coluna vertebral, mais pele e carne bem escura para os meus cachorros (2 Fox Paulistinha).
Aproveitei o frio insano que tá aqui em São Paulo para fazer a caldeirada ontem a noite. Ficou Show! A nadadeira peitoral tem um tolete de carne branca que é um espetáculo. Cada nadadeira dá um prato gourmetizado. Ainda não explorei a carne da cabeça.
Enfim, uma baita experiência!
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|