Português (Brasil)

ALGODÃO BAIANO - Abapa reforça excelência em análises da fibra com avaliação positiva do CBRA

ALGODÃO BAIANO - Abapa reforça excelência em análises da fibra com avaliação positiva do CBRA

Data de Publicação: 31 de outubro de 2024 14:36:00 O Centro de Análise de Fibras da Abapa atinge 100% de conformidade em inspeção do CBRA, consolidando-se como o maior laboratório de análises de algodão da América Latina.

Compartilhe este conteúdo:

 O Centro de Análise de Fibras da Abapa atinge 100% de conformidade em inspeção do CBRA, consolidando-se como o maior laboratório de análises de algodão da América Latina.

 

Da redação

O Centro de Análise de Fibras da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) novamente se destacou pela qualidade de seus serviços, após uma visita técnica do Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), vinculado à Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). A inspeção, realizada nesta quarta-feira, 30, confirmou que o laboratório da Abapa atende rigorosamente os padrões de boas práticas exigidos pelo Programa Standard Brasil HVI (SBRHVI), que visa a padronização da análise de algodão no Brasil.

 

 

Uma das etapas da análise da fibra do algodão, no Centro de Análise
de Fibras da Abapa, em Luís Eduardo Magalhães (Foto: Ascom/Abapa)

 

Durante a avaliação, o gestor de qualidade do CBRA, Edson Tetsuji Mizoguchi, utilizou um checklist de Verificação e Diagnóstico de Conformidade do Laboratório (VDCL), que contempla 42 critérios essenciais para o controle de qualidade. Mizoguchi ressaltou a importância de todos os itens do VDCL, destacando que alguns requisitos são obrigatórios, como a utilização de algodão de calibração com validade, o monitoramento da temperatura e umidade das salas, e o controle do percentual de umidade das amostras. A Abapa atendeu a 100% dos requisitos do VDCL e tem aprimorado seu sistema de gestão da qualidade com base na norma NBR ISO IEC 17025, que orienta procedimentos de ensaios e calibrações, assegurando a confiabilidade dos resultados laboratoriais.

Com essa avaliação positiva, o Centro de Análise de Fibras da Abapa reafirma sua posição como o maior da América Latina e o laboratório que mais realiza ensaios entre os 12 laboratórios brasileiros certificados pelo SBRHVI. Até agora, o laboratório analisou 3.051.387 amostras de algodão da safra 2023/2024, atingindo 87% da meta total de 3,5 milhões de amostras.

De acordo com Sérgio Brentano, gerente do Centro de Análises da Abapa, o prazo médio para a entrega dos resultados aos produtores tem sido de apenas 16 horas, um indicador significativo que demonstra a agilidade e o compromisso da Abapa com o setor.

- Mantemos uma média de 98% de confiabilidade nas amostras analisadas, resultado dos investimentos em equipamentos e na capacitação das equipes do laboratório - concluiu Brentano.

#Abapa #AnáliseDeAlgodão #Qualidade #CBRA #SBRHVI #Laboratório #Agronegócio #InovaçãoAgrícola

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário