Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
RIZICULTURA - Governo Federal lança Programa "Arroz da Gente" em comemoração ao Dia Internacional do Arroz
Data de Publicação: 31 de outubro de 2024 15:16:00 No Dia Internacional do Arroz, o Governo destaca sua dedicação à agricultura familiar com o Programa Arroz da Gente, que visa fortalecer a produção e a segurança alimentar no Brasil. Oportuno a esta data, Basf e Embrapa lançam nova variedade do cereal.
No Dia Internacional do Arroz, o Governo destaca sua dedicação à agricultura familiar com o Programa Arroz da Gente, que visa fortalecer a produção e a segurança alimentar no Brasil. Oportuno a esta data, Basf e Embrapa lançam nova variedade do cereal.
"Com o Arroz da Gente, o Governo Federal reafirma seu compromisso com o
desenvolvimento sustentável e a soberania alimentar" (Foto: Antônio Oliveira)
|
Da redação
No Dia Internacional do Arroz (31/10), que celebra a relevância desse grão para a segurança alimentar global, o Governo Federal reafirma seu compromisso com a agricultura familiar por meio do Programa Arroz da Gente. O arroz é o alimento mais consumido em dois terços do mundo e uma base fundamental na dieta brasileira.
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o programa tem como objetivo impulsionar a produção de arroz por agricultores familiares em diversas regiões do país. As ações incluem acesso a crédito, tecnologias adaptadas e suporte na comercialização.
Nesta fase inicial, o programa atenderá aproximadamente 23 mil famílias produtoras, abrangendo 36 territórios em 148 municípios de 17 estados nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
Ana Terra, secretária de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do MDA, enfatiza a importância do arroz e do feijão na alimentação brasileira.
- Esses cereais são fundamentais para a soberania e segurança alimentar no Brasil - afirma.
O Arroz da Gente não é apenas um incentivo agrícola, mas uma estratégia de desenvolvimento rural que fortalece a produção de um alimento essencial.
Fortalecimento da agricultura familiar e apoio técnico
O programa oferece crédito com juros reduzidos, fomento e acompanhamento técnico para melhorar o cultivo, incluindo apoio na aquisição de maquinário adaptado e na implementação de técnicas que minimizem o trabalho manual na colheita. Além disso, ferramentas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Contrato de Opção de Venda facilitarão o escoamento do arroz, garantindo segurança aos agricultores familiares.
O Governo Federal também planeja intensificar a distribuição de sementes de arroz, priorizando variedades tradicionais para promover a biodiversidade e a adaptabilidade das plantações.
Uma nova iniciativa do programa inclui a criação de um sistema de informações sobre a produção de arroz, feijão e mandioca pela agricultura familiar. Esse levantamento ajudará a direcionar políticas públicas para agricultores familiares, povos indígenas e comunidades em situação de vulnerabilidade, fortalecendo os territórios e melhorando a qualidade de vida rural.
Primeiras Iniciativas
A primeira ação do Arroz da Gente ocorreu em setembro, com a aquisição de 100 toneladas de arroz pela Conab, em parceria com agricultores do território quilombola Brejão dos Negros, em Brejo Grande (SE). Essa iniciativa beneficiará 50 famílias produtoras de arroz agroecológico, com a produção destinada a cozinhas solidárias em Sergipe, apoiando pessoas em situação de insegurança alimentar.
Recentemente, a secretária-executiva do MDA, Fernanda Machiaveli, participou do Plantio de Arroz Ecológico e da entrega de sementes em assentamentos da reforma agrária em Eldorado do Sul. Foram distribuídas 718,8 toneladas de sementes, beneficiando 373 famílias, com foco em municípios afetados por enchentes.
Alimento no prato
O Programa Arroz da Gente integra o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar "Alimento no Prato" (Planaab), anunciado pelo ministro do MDA, Paulo Teixeira. O objetivo é estimular a produção e o estoque de arroz, com investimentos de cerca de R$ 1 bilhão para a compra de até 500 mil toneladas do grão.
Com o Arroz da Gente, o Governo Federal reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a soberania alimentar, promovendo o acesso a alimentos de qualidade e fortalecendo a economia da agricultura familiar.
*****
A nova cultivar da Basf/Embrapa (Foto: divulgação) |
BASF e Embrapa lançam variedade de arroz para impulsionar produção em Goiás
A BASF, em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão, apresenta uma nova variedade de arroz, a BRS A504 CL, projetada para aumentar a produção em regiões com solo mais seco, como Goiás. Essa cultivar, adaptada a cultivos em terras altas, visa diversificar a rizicultura brasileira, que atualmente é dominada pelo Rio Grande do Sul, responsável por 70% da produção nacional.
A BRS A504 CL combina melhoramento genético da Embrapa com a tecnologia Sistema de Produção Clearfield®, desenvolvida pela BASF há mais de 20 anos. Essa tecnologia é eficaz no controle de plantas daninhas que prejudicam a produtividade nas lavouras de arroz, conferindo resistência a herbicidas do grupo das imidazolinonas. Como resultado, a nova variedade promete um rendimento superior à média obtida em Goiás na safra 2023/24.
- Estamos dando um passo importante para revolucionar a rizicultura brasileira, oferecendo uma variedade que atende os produtores que enfrentam desafios relacionados à disponibilidade hídrica, ao mesmo tempo em que proporciona mais segurança no manejo de pragas - afirma Graziela Morais, Gerente de Marketing Cultivos e Portfólio da BASF Soluções para Agricultura.
Outra característica vantajosa da BRS A504 CL é a tecnologia stay green, que mantém as plantas verdes durante a colheita, permitindo que os produtores tenham mais tempo para realizar a colheita. Para a indústria, essa cultivar oferece um potencial de 65% de rendimento dos grãos durante o beneficiamento, garantindo que a maior parte da colheita chegue inteira ao empacotamento.
INFORME PUBLCITÁRIO Para comprar, clique www.cerradoeditorial.com.br |
- Temos uma meta ambiciosa de tornar Goiás autossuficiente na produção de arroz. Por isso, unimos forças com a BASF para trazer mais competitividade ao mercado, por meio de uma variedade adaptada a terras altas, sem comprometer a sustentabilidade e a produtividade no campo - destaca Rodrigo Sérgio e Silva, analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão.
A BRS A504 CL possui dupla aptidão, podendo ser utilizada em sistemas de rotação de culturas e em pivôs de irrigação. Em Goiás, existem 313 mil hectares disponíveis para esse tipo de irrigação, segundo a Embrapa. Para a safra 2024/2025, a expectativa é que a produção de grãos no estado cresça 11,4%, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
(Fonte: Basf)
#ArrozDaGente #AgriculturaFamiliar #SegurançaAlimentar #MDA #Conab #DesenvolvimentoSustentável #AlimentoNoPrato #SoberaniaAlimentar #BASF #Embrapa #Agricultura #Rizicultura #Arroz #BRS504CL #InovaçãoAgrícola #Sustentabilidade #ProduçãoAgrícola #Goiás #TecnologiaAgrícola #Safra2024 #Clearfield #StayGreen #Autossuficiência #Agronegócio #RotaçãoDeCulturas #Irrigação #Produtividade #Herbicidas
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|