Português (Brasil)

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa

Data de Publicação: 8 de maio de 2025 16:40:00 Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores.

Compartilhe este conteúdo:

"Um momento especial da feira será a apresentação do novo
arroz BRS A503" (Foto: Elisângela Santos/Embrapa)

Da redação

A Embrapa apresenta uma vitrine de inovações na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que ocorrerá de 13 a 17 de maio. Atraindo a atenção dos visitantes, o estande da empresa ocupará três mil metros quadrados e exibirá 20 cultivares, incluindo variedades de arroz, gergelim, mandioca e forrageiras. Além disso, serão apresentadas tecnologias nas áreas de piscicultura, fertilidade do solo e sistemas agrícolas, assim como oferecidos treinamentos específicos para pequenos produtores no manejo de peixes.

Um momento especial da feira será a apresentação do novo arroz BRS A503, marcada para o dia 15, às 11h45, no estande do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). Resultado de uma década de melhoramento genético, essa nova cultivar se destaca pela tolerância ao acamamento, alta produtividade e qualidade superior de grãos, conforme explica o pesquisador Daniel Fragoso da Embrapa Pesca e Aquicultura.

Além do arroz, a vitrine da Embrapa trará variedades de mandioca, com destaque para a BRS Formosa, famosa por sua polpa branca e alto rendimento. Entre as inovações, também se encontra o bioinsumo Auras, desenvolvido após 12 anos de pesquisa em parceria com a NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola. Esse bioinsumo, que combate o estresse hídrico nas plantas, tem demonstrado eficácia na produção de milho e está em fase de testes em soja e feijão.

A piscicultura será outro ponto focal da Agrotins 2025. Em parceria com o Ruraltins, a Embrapa apresenta tanques com tambaquis e pirarucus, oferecendo noções básicas de piscicultura. No dia 14, o "Dia D da Piscicultura" contará com treinamentos teóricos e práticos sobre técnicas de criação de peixes, abrangendo construção de viveiros, manejo da água, despesca e outros aspectos práticos.

Por fim, a Embrapa Pesca e Aquicultura apresentará aos visitantes a nova Ater+ Digital de Aquicultura – uma plataforma online com vídeos, áudios e materiais com dicas e tecnologias para melhorar a produção, o manejo e a renda na piscicultura familiar. Tudo acessível por computador ou celular, num só lugar, de forma muito simples e prática.

A Ater+ Digital visa fortalecer os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), promovendo tanto ações remotas quanto presenciais. A iniciativa integra tecnologias da informação e comunicação para fornecer, de forma digital, conteúdos mais precisos e objetivos a produtores rurais e técnicos.

- Este ano estamos com um espaço maior e mais bem estruturado do que no ano passado, totalizando 450 metros quadrados de estande e mais 3 mil metros quadrados de vitrine plantada de tecnologias. Participamos da Agrotins desde a sua criação e, no aniversário de 25 anos do evento, temos certeza de que será uma edição especial -  conclui Roberto Flores, chefe de Transferência de Tecnologias da Embrapa Pesca e Aquicultura.

  • Embrapa
  • Agrotins 2025
  • Arroz BRS A503
  • Tecnologias Agropecuárias
  • Piscicultura
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário