Português (Brasil)

MERECIDO - Francisco Turra será homenageado no Hall da Fama da Avicultura Latino-Americana

MERECIDO - Francisco Turra será homenageado no Hall da Fama da Avicultura Latino-Americana

Data de Publicação: 8 de novembro de 2024 16:48:00 O ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra, será homenageado no Hall da Fama da Avicultura Latino-Americana durante o congresso OVUM, que acontece de 12 a 15 de novembro em Punta del Este, Uruguai.

Compartilhe este conteúdo:

 O ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra, será homenageado no Hall da Fama da Avicultura Latino-Americana durante o congresso OVUM, que acontece de 12 a 15 de novembro em Punta del Este, Uruguai.

 

Da redação

O ex-ministro da Agricultura Francisco Turra, presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), será homenageado no Hall da Fama da Avicultura Latino-Americana. A cerimônia de nomeação ocorrerá durante o congresso OVUM, que acontece de 12 a 15 de novembro em Punta del Este, Uruguai.

Essa inclusão em um seleto grupo de líderes que moldaram o desenvolvimento da avicultura na América Latina é um reconhecimento internacional à sua trajetória na agricultura e pecuária brasileiras, destacando sua contribuição significativa para o avanço da avicultura tanto nacional quanto internacionalmente.

 

Ex-ministro Francisco Turra (Foto: Divulgação)

Natural de Marau (RS), Turra iniciou sua carreira política como vice-prefeito, passando a prefeito, deputado estadual e federal, sempre focado na sustentabilidade da agroindústria, incluindo a avicultura. Durante sua presidência na Companhia Brasileira de Alimentos (CONAB), ele redefiniu o papel da empresa como gestora de grãos no país, ampliando a capacidade produtiva e competitiva que levou o Brasil à liderança mundial na exportação de carne de frango em 2004.

Como ministro da Agricultura, Turra implementou programas voltados para a tecnificação e a adoção de novas tecnologias nas propriedades rurais, resultando em níveis recordes na produção de insumos para a avicultura e outros grãos.

Em 2008, assumiu a antiga Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (ABEF), onde iniciou a construção de estratégias para o desenvolvimento do setor e sua capacidade exportadora. Destaca-se a criação de um mecanismo de distribuição de cotas para exportações à União Europeia, que reduziu significativamente os custos de exportação. Turra também foi fundamental na abertura de novos mercados para a carne de frango brasileira, incluindo negociações com a China.

Com uma visão voltada para o futuro, ele integrou a ABEF à União Brasileira de Avicultura (UBABEF), criando a nova entidade. Esse novo modelo de gestão associativa culminou, em 2014, na unificação da avicultura com a suinocultura e na criação da ABPA. Sob sua liderança, o setor registrou um aumento de 246% na receita de exportações em reais para carne de frango e quase 450% para carne suína. Além disso, expandiu o SIAV para o SIAVS (Salão Internacional de Proteína Animal), incorporando o setor suinícola ao maior evento setorial do país, e gerenciou a crise do setor durante a Operação Carne Fraca.

#FranciscoTurra #Avicultura #ABPA #HallDaFama #CongressoOVUM #DesenvolvimentoAgrícola #Microcrédito #Agronegócio #PuntaDelEste

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário