Português (Brasil)

QUALIDADE - Bahia conclui certificações do Programa ABR-UBA para produção sustentável de algodão

QUALIDADE - Bahia conclui certificações do Programa ABR-UBA para produção sustentável de algodão

Data de Publicação: 17 de novembro de 2024 08:49:00 Com a certificação de 30 unidades, o Programa ABR-UBA reafirma o compromisso da Bahia com a sustentabilidade e boas práticas na produção de algodão, fortalecendo a posição do estado no mercado nacional e internacional

Compartilhe este conteúdo:

 Com a certificação de 30 unidades, o Programa ABR-UBA reafirma o compromisso da Bahia com a sustentabilidade e boas práticas na produção de algodão, fortalecendo a posição do estado no mercado nacional e internacional.

 

Da redação

A Bahia finalizou as auditorias do Programa ABR-UBA (Algodão Brasileiro Responsável - Unidades de Beneficiamento de Algodão) para a safra 2023/2024, certificando unidades que se destacam por suas boas práticas e compromisso com a sustentabilidade. As últimas auditorias foram realizadas no final de outubro pela equipe da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).

 

Técnicos vistoriam algodoeiras baianas (Fotos: Abapa/Arte: Cerrado Comunicação)

Nesta safra, 30 Unidades de Beneficiamento de Algodão (UBA) na Bahia foram certificadas pelo ABR-UBA, representando 56,6% das unidades ativas na região. A certificação garante que essas unidades seguem padrões rigorosos de qualidade, gestão e responsabilidade social, beneficiando os produtores e consolidando a relevância do algodão baiano no mercado.

- O Programa ABR-UBA abrange o primeiro elo industrial da cadeia produtiva do algodão, promovendo boas práticas socioambientais e industriais. As unidades participantes se comprometem com a segurança, saúde ocupacional e o cumprimento das normas regulamentadoras e legislações nacionais - destaca Yannna Costa, coordenadora do ABR-Sustentabilidade da Abapa.

Desde 2022, a Abapa, em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, tem oferecido capacitação para inspetores das Unidades de Beneficiamento de Algodão (UBAs) do Matopiba. Essa iniciativa, supervisionada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), é parte dos requisitos para a implementação do Programa de Autocontrole para a Certificação de Conformidade da Qualidade do Algodão Brasileiro, também conhecido como Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro (PQAB).

#AlgodãoSustentável #Bahia #ABRUBA #Agronegócio #Sustentabilidade #BoasPráticas #QualidadeDoAlgodão #Abapa #Matopiba

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário