Português (Brasil)

APICULTURA – Tocantins desenvolve estratégias para o desenvolvimento da apicultura no estado

APICULTURA – Tocantins desenvolve estratégias para o desenvolvimento da apicultura no estado

Data de Publicação: 17 de dezembro de 2024 09:07:00 A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) se reuniu com a Câmara Setorial de Apicultura para planejar ações que visam fortalecer a produção de mel no estado em 2025, incluindo um Censo Apícola e seminários.

Compartilhe este conteúdo:

 A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) se reuniu com a Câmara Setorial de Apicultura para planejar ações que visam fortalecer a produção de mel no estado em 2025, incluindo um Censo Apícola e seminários.

 

Da redação

A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) se reuniu, na última sexta-feira, 13, com membros da Câmara Setorial de Apicultura do Tocantins para discutir estratégias para o desenvolvimento da produção de mel no estado em 2025. As ações planejadas incluem a realização do Censo Apícola, além de encontros e seminários voltados para o segmento apícola.

O Censo Apícola, que já está em andamento, cadastrou 538 apicultores e coletou informações técnicas relevantes. A capacitação dos extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) está programada para começar em janeiro de 2025, quando eles aplicarão um questionário para levantar um diagnóstico detalhado da apicultura no estado. A apresentação dos dados coletados está prevista para novembro do mesmo ano.

Câmara Setorial de Apicultura programa ações
para 2025 (Foto: Guilherme Alves/Governo do Tocantins )

A Câmara Setorial também planeja realizar o X Seminário Estadual de Apicultura e o IV Seminário Estadual de Meliponicultura em Palmas, programados para setembro de 2025. Além disso, haverá participação no VIII Encontro de Apicultores da Região Tocantina, que acontecerá em junho de 2025 no Pará, e no I Seminário Nacional de Polinização, agendado para maio de 2025 em Brasília.

A médica veterinária da Seagro, Érika Jardim, destacou que 2024 foi um ano produtivo para o setor.

- Além de estabelecer uma base legal para apoiar as atividades, a Câmara Setorial promoveu diversas articulações. Criamos parcerias que possibilitaram capacitações, troca de experiências e participação em eventos, fortalecendo assim o setor apícola no Tocantins - afirmou Érika.

Com informações da Seagro-TO.

#Tocantins #Apicultura #ProduçãoDeMel #CensoApícola #Seagro #DesenvolvimentoRural #Capacitação #Seminário #Meliponicultura #Polinização

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário