Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
EUREKA - Sistema inédito monitora remotamente a temperatura corporal de bovinos
Data de Publicação: 28 de janeiro de 2025 14:26:00 Inovação no monitoramento de bovinos: Embrapa e UFMS desenvolvem tecnologia que prioriza o bem-estar animal e a rastreabilidade da carne.
![]() |
A invenção funciona com energia solar, sem necessidade de baterias e livre da influência da temperatura do ambiente, permitindo detectar e evitar prejuízos à saúde dos bovinos (Foto: Divulgação/Embrapa)
|
Da Agência Embrapa de Notícias
A Embrapa Gado de Corte (MS) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) desenvolveram um sistema inovador de monitoramento de bovinos, capaz de mensurar a temperatura corporal de forma remota. A tecnologia, que se baseia em um sensor no canal auditivo, é de boa fixação e não machuca o animal, privilegiando o bem-estar e o manejo, ao mesmo tempo em que contribui para aumentar a rastreabilidade da carne, cada vez mais relevante diante de cenários de segurança alimentar e barreiras sanitárias. A patente foi depositada pelas instituições no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), sob o número BR 10 2024 021350 5.
![]() |
A invenção mede periodicamente a temperatura no canal auricular, por meio de um sensor e a geolocalização do animal. Visão frontal do animal. Equipamento na orelha esquerda do bovino (Foto: Divulgação )
|
O sistema é fruto do trabalho de mestrado em Engenharia da Computação de Arthur Lemos, no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Faculdade de Computação (Facom-UFMS), em parceria com a Embrapa. A temperatura do animal foi escolhida como parâmetro porque é um indicativo fisiológico de infecções e inflamações, além de períodos de cio e estresses. A invenção, que funciona com energia solar, sem necessidade de baterias e livre da influência da temperatura do ambiente, permite detectar e evitar prejuízos à saúde dos bovinos, com rapidez e sustentabilidade.
Segundo Lemos, a opção por essa fonte alternativa de alimentação se deve à durabilidade do sistema e à baixa necessidade de manutenção. Já a escolha pelo brinco na orelha garante boa fixação, com menos chances de perdas durante o manejo, além de favorecer o bem-estar animal.
Um dos pioneiros em pecuária de precisão no País, Pedro Paulo Pires, pesquisador da Embrapa, reforça o potencial de impacto dessa ferramenta de monitoramento. Segundo ele, a medição manual da temperatura corporal central (TCC) de um mamífero de casco pode apresentar uma série de problemas; entre eles, o custo elevado e o estresse animal.
Por exemplo, caso o estudo empregasse transponders de identificação por radiofrequência (RFID) dotada de sensores de temperatura, haveria a exigência de leitoras RFID espalhadas pela fazenda, o que oneraria os custos do monitoramento. Outra possibilidade, que são as câmeras termográficas, também não é eficiente pela influência do ambiente na medição. “Encontrar um instrumento ideal é um desafio, mas a inovação tem gerado resultados bastante promissores”, complementa.
Parceria resulta em soluções digitais em prol da pecuária brasileira
Lemos e Pires trabalham em cooperação com o professor da Facom-UFMS Fábio Iaione, orientador de Lemos, e com o analista em tecnologia da informação (TI) da Embrapa Quintino Izidio, que é coorientador do mestrando, em estudos voltados à pecuária de precisão.
A parceria Facom-UFMS e Embrapa, nessa pós-graduação, já resultou em quase 50 dissertações concluídas, ao longo de 15 anos, e prova como a comunhão de esforços em pesquisa aplicada deriva em inovações necessárias.
Os pesquisadores enfatizam que os trabalhos desenvolvidos nesse mestrado profissional em computação aplicada são todos focados em soluções tecnológicas para a pecuária brasileira.
![]() |
Equipamento desmontado. Detalhes ( Foto: Divulgação )
|
Dispositivo está pronto para parcerias
O equipamento utiliza conhecimentos de zootecnia, pecuária, veterinária, engenharia e computação. Sua composição se baseia em uma unidade principal e um sensor de temperatura, além de uma base transceptora, que pode estar a até 25 km de distância dos animais monitorados. Isso evidencia que é possível cobrir toda a área por onde circulam.
O professor Iaione explica que a invenção mede periodicamente a temperatura no canal auricular, por meio de um sensor e a geolocalização do animal. “A seguir transmite, por wireless, para um receptor localizado à distância, que está conectado à internet e reenvia os dados para um computador-servidor”, detalha.
Com as informações disponíveis, o produtor terá um sistema de alerta quando um animal apresentar febre, inflamações, estresse térmico e outras condições perigosas.
Pires, que é médico-veterinário, lembra que doenças como a febre aftosa se disseminam rapidamente entre os animais, principalmente, em regiões livres da doença, sem vacinação. Em outras situações, como o estresse térmico, ele afirma que há diminuição na produção de carne e leite, queda na qualidade dos alimentos produzidos e maior incidência de doenças nos animais.
A Embrapa procura parceiros para fabricação do dispositivo em larga escala, facilitando o acesso do produtor rural à inovação. Izidio ratifica que, assim como a pesagem dos animais sem a obrigatoriedade de ida ao mangueiro, o equipamento facilitará a rotina, tanto na saúde do animal, como na identificação de cio e parto, por meio da variação de temperatura das fêmeas.
![]() |
A invenção mede periodicamente a temperatura no canal auricular, por meio de um sensor e a geolocalização do animal (Foto: Divulgação)
|
Como nasce uma patente
O Manual de Patentes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD, sigla em inglês) define a patente como uma forma de proteger as invenções desenvolvidas pelas empresas e pessoas que podem ser interpretadas como indicadoras de invenções. O caminho para registro de uma patente pode parecer burocrático, custoso e dispendioso, mas é vantajoso quando se considera que ele é o reconhecimento não somente da autoria, como também do direito de exclusividade.
Na Embrapa, há instâncias responsáveis por acompanhar esse processo inventivo. A analista Dayanna Schiavi relata que uma invenção é patenteável desde que atenda aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial, seguindo critérios legais. Ela e sua equipe, com profissionais da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova), da UFMS, auxiliaram os cientistas da estatal e da universidade no registro da ferramenta de monitoramento, que se enquadra nos quesitos exigidos.
A complexidade do processo, que pode requerer uma consultoria especializada, começa com uma pesquisa para verificar se a tecnologia já existe. Em caso negativo, é cadastrada no INPI, a partir de um formulário de pedido de registro; e conta com acompanhamento posterior. “A patente agrega valor ao ativo, especialmente na fase de negociação junto ao mercado”, salienta Schiavi.
* Texto produzido pela jornalista Dalízia Aguiar, da Embrapa Gado de Corte.
Embrapa | UFMS | Monitoramento de bovinos | Tecnologia | Bem-estar animal | Rastreabilidade | Segurança alimentar | Patente
#Inovação | #Monitoramento | #BemEstarAnimal | #Rastreabilidade | #SegurançaAlimentar | #Embrapa | #UFMS | #PecuáriaDePrecisão
![SOJA DO FUTURO - Novas variedades aliam tolerância a herbicidas e resistência às principais pragas da cultura](https://www.cache2net4.com//Repositorio/9214/Publicacoes/568235/Soja 1.jpg?=2635922-3)
SOJA DO FUTURO - Novas variedades aliam tolerância a herbicidas e resistência às principais pragas da cultura
Novas cultivares de soja com tecnologia Intacta2/Xtend® prometem elevar a produtividade e a resistência a pragas e doenças na safra 2024/2025. Saiba Mais +![TECNOLOGIAS EM CAMPO: Dia de campo da Coapa fomenta a inovação e o conhecimento para uma agricultura mais sustentável](https://www.cache2net4.com//Repositorio/9214/Publicacoes/566036/Imagem do WhatsApp de 2025-01-27 a(s) 07.26.48_1dfb5d08.jpg?=2621918-3)
TECNOLOGIAS EM CAMPO: Dia de campo da Coapa fomenta a inovação e o conhecimento para uma agricultura mais sustentável
A 15ª edição da Jornada Tecnológica de Pedro Afonso consolidou-se como um dos principais eventos do agronegócio brasileiro, reunindo produtores, empre Saiba Mais +![CRISE NA EMBRAPA: - A visão de Silvio Crestana sobre o futuro da estatal de pesquisa](https://www.cache2net4.com//Repositorio/9214/Publicacoes/565482/Sede-Embrapa-Divulgacao.jpg?=2619419-3)
CRISE NA EMBRAPA: - A visão de Silvio Crestana sobre o futuro da estatal de pesquisa
Silvio Crestana, ex-presidente da Embrapa, apresenta propostas para reestruturar a estatal e critica a falta de respostas do Ministério da Agricultura Saiba Mais +![PESQUISA - Vigilância em suínos ajuda a prevenir transmissão da influenza para humanos](https://www.cache2net4.com//Repositorio/9214/Publicacoes/564774/Embrapa 1.jpg?=2616705-3)
PESQUISA - Vigilância em suínos ajuda a prevenir transmissão da influenza para humanos
Pesquisadores identificam variantes do vírus influenza A de origem suína em humanos no Paraná, destacando a importância da vigilância integrada para p Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|