Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
LÁ VEM O TREM - Concessão do corredor ferroviário Fico-Fiol: edital deve ser lançado no 4º trimestre de 2025
Data de Publicação: 29 de janeiro de 2025 12:36:00 Ministério dos Transportes promove encontros para discutir projetos de ferrovias no Brasil, atraindo interesse de diversos grupos nacionais e internacionais.
|
Trecho construído da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL) (Foto: Governo Federal)
|
Da redação
O Ministério dos Transportes do Brasil está prestes a iniciar uma série de reuniões com potenciais investidores interessados nas novas concessões ferroviárias. Os encontros ocorrerão nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro em São Paulo, reunindo representantes de empresas, investidores, além de membros do Ministério e do BNDES.
O destaque inicial será o projeto do “Anel Ferroviário do Sudeste”, uma ferrovia de 300 quilômetros que conectará Vitória (ES) a Itaboraí (RJ). Em março, haverá mais reuniões para discutir os detalhes das ferrovias Fico (Ferrovia do Centro-Oeste) e Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), que juntas somam aproximadamente 2.400 quilômetros, ligando Lucas do Rio Verde (MT) a Água Boa (MT), Mara Rosa (GO), Barreiras (BA) e Caetité (BA).
Atualmente, a concessão do trecho que vai de Caetité a Ilhéus (BA), com cerca de 400 quilômetros já concluídos, é operada pela Bamin. No entanto, esse contrato está em negociação com a Vale, que busca assumir a mina de ferro em Caetité e controlar a ferrovia até Ilhéus, onde um novo terminal portuário será construído.
Após os encontros com empresários e as audiências públicas, toda a documentação será encaminhada ao TCU (Tribunal de Contas da União). O edital para o Anel Ferroviário do Sudeste está previsto para ser lançado entre junho e julho, enquanto o edital para a Fico-Fiol deve sair no último trimestre de 2025.
Governo Federal
|
Até o momento, pelo menos 19 grupos já manifestaram interesse em participar dos encontros de detalhamento, incluindo empresas brasileiras como Rumo Logística, VLI, Grupo CCR, MRS Logística, Vale, Arteris, EPR, Prumo e Portonave, além de grupos internacionais da China, Emirados Árabes Unidos e Espanha, e bancos de investimento como BTG Pactual e XP Asset.
Com informações do portal Bahia Econômica
#ConcessõesFerroviárias #Investimentos #Transporte #Infraestrutura #Brasil #Ferrovias #fiol #lesteoeste #fico
Concessões, ferrovias, investidores, Ministério dos Transportes, BNDES, Anel Ferroviário do Sudeste, Fico, Fiol, parcerias, infraestrutura, transporte ferroviário.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|