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ESCOAMENTO DA SAFRA - Brasil pode alcançar novos recordes na colheita de grãos com infraestrutura rodoviária renovada

ESCOAMENTO DA SAFRA - Brasil pode alcançar novos recordes na colheita de grãos com infraestrutura rodoviária renovada

Data de Publicação: 7 de fevereiro de 2025 08:19:00 Investimentos significativos em rodovias impulsionam a logística agrícola, garantindo um escoamento eficiente e seguro da maior safra de grãos da história do país. Estados do MATOPIBA também estão no projeto.

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Integradas ao Novo PAC, as principais obras de
recuperação e melhoria  das rodovias federais estarão
concentradas em dois eixos estratégicos: o Arco Norte
e Corredor Sul e Sudeste, fundamentais para o
agronegócio brasileiro. (Foto: Márcio Ferreira/MT)

Da redação

A colheita de grãos do Brasil atingirá um marco histórico, sendo escoada por rodovias que, pela primeira vez, apresentam condições excepcionais. O Governo Federal informa que, em 2024, o Ministério dos Transportes investiu R$ 3,6 bilhões em melhorias nas principais rotas que movimentam cerca de 298 milhões de toneladas de alimentos, incluindo arroz, feijão, soja e milho.

- O crescimento das exportações brasileiras está diretamente ligado à qualidade da infraestrutura. Esse é um desafio constante, pois a safra tende a aumentar ainda mais -  destacou o ministro Renan Filho durante o lançamento do Plano de Escoamento da Safra 2025, realizado na última quarta-feira, 5. O evento contou com a presença dos ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

 

Para 2025, a expectativa é de um crescimento de 8,3% na produção, totalizando 322,47 milhões de toneladas de grãos. O Ministério dos Transportes planeja investir quatro bilhões e quinhentos milhões de reais este ano para otimizar o escoamento e reduzir os custos logísticos, um aumento considerável em comparação aos um bilhão e novecentos e oitenta milhões de reais investidos em 2022.

As principais obras de recuperação rodoviária estão concentradas em dois eixos: o Arco Norte e o Corredor Sul e Sudeste, essenciais para a logística do agronegócio.

- O centro da produção agrícola se deslocou do Sul para o Mato Grosso, exigindo uma reestruturação total da infraestrutura -  afirmou o ministro.

 

No Arco Norte, os investimentos aumentarão de dois bilhões de reais para dois bilhões e seiscentos milhões de reais, focando na melhoria da malha rodoviária e na conclusão de obras estruturantes. Desde 2023, a qualidade das rodovias melhorou significativamente, passando de 52% para 83% em boas condições.

Em 2024, diversas obras importantes foram finalizadas, como a pavimentação da BR-226/MA e da BR-235/BA, e novas entregas estão previstas, incluindo a operação da Transnordestina, que começará a movimentar cargas de milho entre Piauí e Ceará.

Para o Corredor Sul/Sudeste, R$ 1,9 bilhão serão destinados à melhoria do sistema viário, com destaque para a duplicação de trechos importantes e a construção de viadutos.

- Esses investimentos são fundamentais para o avanço da infraestrutura do Brasil -  ressaltou Renan Filho.

Em 2025, o Ministério dos Transportes planeja realizar nove leilões em corredores rodoviários estratégicos, totalizando 5.517 quilômetros de melhorias, com um investimento estimado de R$ 91,4 bilhões, além da concessão de 1.708 quilômetros de ferrovia.

Confira aqui a apresentação completa das medidas para escoamento da safra de grãos de 2025 .

 

Colheita de grãos / Infraestrutura rodoviária / Escoamento agrícola /  Investimentos / Logística

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