Português (Brasil)

BRASIL E VIETNÃ - Chefes de estados assinam plano de ação para parceria estratégica até 2030

BRASIL E VIETNÃ - Chefes de estados assinam plano de ação para parceria estratégica até 2030

Data de Publicação: 28 de março de 2025 15:14:00 Atualmente, o Vietnã representa o quinto maior consumidor de produtos agropecuários brasileiros. Ainda na pauta dos dois líderes, a abertura do mercado vietnamita à carne bovina brasileira.

Compartilhe este conteúdo:

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com o
Primeiro-Ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh. Palácio do Governo -
Vietnã (Foto: Ricardo Stuckert )

Da redação

Nesta sexta-feira, 28, Brasil e Vietnã firmaram um plano de ação para o período de 2025 a 2030, com o objetivo de consolidar a Parceria Estratégica entre as duas nações. O compromisso foi oficializado em Hanói, durante a visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com o presidente vietnamita, Luong Cuong.

As relações bilaterais, que celebram 35 anos em 2024, foram elevadas a uma Parceria Estratégica em 17 de novembro de 2024, durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro. Atualmente, o Vietnã representa o quinto maior consumidor de produtos agropecuários brasileiros.

Lula destacou a importância do intercâmbio comercial, que já alcança cerca de 8 bilhões de dólares anuais.

- O Brasil exporta mais para o Vietnã do que para países como Portugal, Reino Unido e França. Meu governo pretende reconhecer o Vietnã como economia de mercado, ampliando os fluxos de comércio e investimento -  afirmou.

O novo plano abrange diversas áreas, incluindo defesa, economia, agricultura, ciência e tecnologia, além de propostas para a abertura do mercado vietnamita à carne bovina brasileira. O presidente também mencionou iniciativas de colaboração em educação e pesquisa, visando áreas como semicondutores, inteligência artificial e energias renováveis.

(Foto: Ricardo Stuckert)

Durante o encontro, foram firmados quatro acordos bilaterais adicionais, incluindo um sobre proteção de informações classificadas e outro focado na cooperação comercial e industrial. A expectativa é que, até 2030, o volume de comércio entre Brasil e Vietnã chegue a 15 bilhões de dólares.

Lula também abordou temas globais, clamando por um mundo mais pacífico e multicentrista.

- A divisão do globo em zonas de influência deve ser evitada - destacou, referindo-se aos recentes conflitos mundiais.

A agenda de Lula no Vietnã inclui ainda um jantar de honrarias e participação em um Fórum Empresarial Brasil-Vietnã, encerrando sua visita até o dia 30.

Da Agência Brasil, com edição deste site para esta publicação.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário