Português (Brasil)

MERCADO EXTERNO - Bahia avança na exportação de lima ácida tahiti para o Chile

MERCADO EXTERNO - Bahia avança na exportação de lima ácida tahiti para o Chile

Data de Publicação: 28 de março de 2025 16:10:00 A conquista resulta de uma parceria entre Adab e Mapa, destacando a competitividade do setor citrícola baiano.

Compartilhe este conteúdo:

Bahia exportará o limão tahiti para o Chile (Foto: Ada-BA)

Redação

A Bahia deu um passo significativo rumo à exportação internacional de citros. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), em parceria com o Ministério da Agricultura (Mapa), certificou unidades de produção de lima ácida Tahiti do estado para comercializar seus frutos no Chile. O processo, iniciado há dois meses, foi concluído na Fruit Attraction São Paulo, principal feira internacional do setor de frutas e hortaliças no hemisfério Sul, que se encerra hoje.

De acordo com Paulo Sérgio Luz, diretor geral da Adab e engenheiro agrônomo, essa conquista é fruto de uma política pública estadual que valoriza todo o ciclo produtivo até a comercialização.

- O Governo do Estado, por meio das secretarias da Agricultura (Seagri) e de Desenvolvimento Rural (SDR), tem trabalhado em conjunto com ações de fomento, inovação e conquista de novos mercados - destaca.

Ele também elogia o papel dos órgãos reguladores tanto em nível estadual quanto federal, responsáveis pela defesa agropecuária.

A Adab e o MAPA atuam no trânsito interestadual de vegetais, na prevenção e monitoramento de pragas, na certificação fitossanitária, na emissão de documentos e na fiscalização do uso de agrotóxicos, além de promover campanhas educativas.

Para Suely Brito, especialista em citros da Adab, a Feira Fruit Attraction foi uma grande oportunidade não apenas para negócios, mas também para reforçar o papel do Programa Fitossanitário do Citros na Bahia, um estado vasto e diversificado na produção.

- Apresentamos aos produtores e exportadores que participaram do evento a vantagem competitiva da Bahia em relação a outras regiões, destacando nosso status fitossanitário livre de Cancro Cítrico e Greening - conclui Suely, que também coordena o Programa.

Bahia, exportação, lima ácida Tahiti, Adab, Mapa, Fruit Attraction, citros, fitossanidade, mercados internacionais.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário