Português (Brasil)

ESPECIAL - Rui Rezende: 30 Anos capturando as belezas naturais e agrícolas da Bahia e do MATOPIBA

ESPECIAL - Rui Rezende: 30 Anos capturando as belezas naturais e agrícolas da Bahia e do MATOPIBA

Data de Publicação: 22 de abril de 2025 23:55:00 O renomado fotógrafo baiano celebra trinta anos de carreira com lançamentos que destacam a rica diversidade agrícola da Bahia. Obras serão lançadas e expostas na Bahia Farm Show 2025. Com galeria de fotos.

Compartilhe este conteúdo:

 

Por Antônio Oliveira
(Texto)
Rui Rezende
(Fotos)

Rui Rezende, um dos mais renomados fotógrafos especializados em capturar a beleza da natureza, está prestes a celebrar 30 anos de carreira, durante os quais lançou diversos livros que destacam, em especial, a fauna e a flora da Bahia, além do agronegócio local.

Rui é verdadeiramente resiliente. Após sobreviver a um acidente aéreo enquanto fotografava uma lavoura de algodão durante a colheita no oeste da Bahia, em 2014, ele desafiou todas as previsões médicas e retornou ao campo. Sem medo de voar novamente, ele tem se aventurado desde o parapente até helicópteros, produzindo um trabalho ainda mais impressionante. Que o mostre a obra “Bahia vista por um passarinho.

Agricultura familiar

Ao se preparar para essa marca significativa em sua trajetória, Rui está lançando novos livros, sendo um deles apresentado na edição deste ano da Bahia Farm Show – um evento que, nos últimos anos, virou um verdadeiro palco para a exposição e venda de suas obras.

Nesta terça-feira à tarde, tive a oportunidade de conversar com Rui, meu amigo de quase dez anos, enquanto ele estava em Salvador e eu em Barreiras, no oeste baiano. Nos falamos por WhatsApp, oportunidade em que ele expôs seus planos para este ano. Aliás. Rui tem planos a perder de vista, não para e nunca é visto com um estado de espírito para baixo. O bom humor e o espírito brincalhão o caracterizam, além de transmitir alguns megas de energias positivas.

Rui Rezende

Rui Rezende informa estar finalizando o livro Agricultura da Bahia, que será lançado na Bahia Farm Show.

- Neste ano, completo 30 anos de fotografia e também estou trabalhando em um livro comemorativo à minha carreira - afirma.

Além dessa obra, ele está desenvolvendo um filme documentário, um longa-metragem de 90 minutos baseado em seu livro Vaqueiros do Raso da Catarina, que também será apresentado na feira.

Engenho à tração animal

- Esqueci de mencionar antes, mas o filme retrata a lida dos vaqueiros do Raso da Catarina, na região da Caatinga da Bahia, com os animais bovinos criados soltos. Periodicamente, eles se reúnem para caçar esses animais que estão soltos no meio do mato - explica Rui.

Sobre o livro Agricultura da Bahia, o fotógrafo ressalta:

- Este livro apresenta imagens que refletem a diversidade agrícola do estado, resultado de um percurso por toda a região em busca das mais variadas lavouras. Vamos mostrar desde a produção que uma pessoa cultiva em seu quintal para garantir o arroz e o feijão para sua subexistência  até a grandiosa produção do agronegócio no Oeste da Bahia – diz o profissional,  acrescentando que a obra terá 240 páginas, no formato 30x30.

Triticultura

- É um livro de arte, com capa dura e dois grandes diferenciais -  continua Rui -, o primeiro é que este é o meu décimo livro, e é o primeiro cujo trabalho de capa divido com alguém, no caso, com Georgina Maynart, repórter da Bahia e apresentadora do programa Bahia Rural, da TV Bahia.

- O segundo diferencial é que o livro contará com QR Codes, onde exibiremos vídeos que mostram a produção de cada lavoura específica. Por exemplo, teremos uma seção sobre o algodão, com um vídeo que ensina como plantar e colher, além de curiosidades sobre a planta. Para cada lavoura apresentada no livro, haverá um vídeo associado, produzido por mim e minha equipe, com entrevistas e imagens de câmeras e drones para ilustrar cada cultivo.

Mangueirais irrigadas

Rui também menciona comunidades específicas que fazem parte da obra:

- Por exemplo, teremos imagens da comunidade Coqueiro, em Mirangaba, onde produzem arroz vermelho para consumo durante todo o ano e feijão, que guardam para as refeições - destaca.

- Além disso, o livro apresentará a agricultura do oeste da Bahia, incluindo soja, milho, algodão e lavouras emergentes como quinoa ( pseudocereal, é uma semente comestível que possui valor nutricional semelhante ao dos cereais, embora não pertença à mesma família botânica.),  e cacau, além de cultivos já consolidados como trigo, sorgo e milheto

Exposição e vendas 

Na Bahia Farm Show, além do lançamento de Agricultura da Bahia, Rui levará outros livros que estarão disponíveis para venda, entre eles Encantos de TinharéChapada Diamantina um Paraíso DesconhecidoOeste da BahiaO Novo MundoCerrado e Outras Riquezas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e Bahia Vista por um Passarinho.

- Alguns desses já estão quase esgotados, mas ainda teremos exemplares disponíveis para quem quiser adquirir - conclui Rui.

 

ALGUMAS CAPAS DE LIVROS 

 

 

 

 

 

Rui Rezende | Fotografia | Agricultura da Bahia | Pseudocereal | Fauna e Flora | Documentário | Bahia Farm Show | Resiliência | Livros de fotografia | QR Codes na literatura

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário