Português (Brasil)

ESTRUTURAÇÃO: Bahia Pesca busca o fortalecimento da piscicultura no oeste baiano

ESTRUTURAÇÃO: Bahia Pesca busca o fortalecimento da piscicultura no oeste baiano

Data de Publicação: 28 de abril de 2025 15:41:00 Encontros estratégicos visam organizar a cadeia produtiva e promover o desenvolvimento econômico local.

Compartilhe este conteúdo:

Reunião, em Barreiras, com o secretário Joaquim Neto
( Foto: Vinícius Monteiro/Ascom Bahia Pesca)

 

Da redação

A Bahia Pesca uniu forças com pequenos e grandes produtores rurais, técnicos e autoridades de diversas esferas, em uma missão para impulsionar a piscicultura no Oeste Baiano. Entre os dias 23 e 26 de abril, a equipe da empresa promoveu uma série de encontros nos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, com o intuito de organizar a cadeia produtiva da região e estimular a economia local.

A jornada começou em Barreiras, onde o presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória, participou do 4º Workshop de Piscicultura 2025, ao lado do prefeito Otoniel Teixeira , do secretário de Agricultura, Joaquim Neto e representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Sebrae, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Sindicato dos Produtores Rurais e cooperativas de pescadores. Durante o evento, Barreiras recebeu a concessão de uma unidade de beneficiamento de pescado e discutiu a instalação de uma estação de piscicultura para a produção e distribuição de alevinos, em colaboração com técnicos da Bahia Pesca e outras instituições.

Victória também sugeriu a realização de um Censo Estrutural da Piscicultura na região, iniciativa criada para mapear as necessidades do setor. O Censo teve sua primeira fase realizada em 2024 nos territórios de Itaparica e Sertão do São Francisco.

A agenda continuou em Luís Eduardo Magalhães, onde o presidente se reuniu com o prefeito Júnior Marabá e o secretário de Agricultura, Jaime Cappellesso, para discutir projetos estratégicos para a piscicultura. A equipe participou de uma visita técnica para avaliar a viabilidade de novos projetos que visem a sustentabilidade e a geração de empregos na região.

Com a colaboração entre Bahia Pesca, Codevasf, prefeituras e produtores, espera-se que a região se torne um polo de desenvolvimento sustentável e um exemplo em práticas pesqueiras e de piscicultura na Bahia.

Bahia Pesca, Piscicultura, Oeste Baiano, Desenvolvimento Sustentável, Cadeia Produtiva, Alevinos

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário