Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
COOPERAÇÃO BRASIL-ANGOLA: Oportunidades de crescimento no agronegócio
Data de Publicação: 5 de maio de 2025 17:08:00 Em sua segunda missão a Angola, o Ministro Carlos Fávaro enfatiza os potenciais de colaboração e investimento entre os países no setor agrícola.
Da redação
Na segunda missão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Angola, o ministro Carlos Fávaro destacou as oportunidades surgidas pela cooperação bilateral, que refletem as perspectivas de crescimento para ambos os países.
![]() |
Missão do agro brasileiro em Angola conhece
oportunidades de produção (Foto: Ascom/Mapa)
|
A comitiva do Mapa chegou a Luanda, capital de Angola, nesta segunda-feira, 05. Além do ministro Carlos Fávaro, a missão inclui o assessor especial Carlos Ernesto Augustin, o diretor de Promoção e Investimentos Estrangeiros André Okubo, o adido agrícola José Guilherme Leal, e a equipe da Assessoria Especial de Comunicação do Mapa. A delegação também conta com cerca de 30 empresários do agronegócio brasileiro.
Após uma reunião inicial, a delegação participou de um encontro no Ministério da Agricultura e Florestas de Angola (Minagrif) com o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Castro Paulino Camarada, a embaixadora do Brasil em Angola, Eugênia Barthelmess, e representantes de agências de fomento e financiamento.
- Angola está passando por uma transformação significativa e aposta na diversificação econômica, com a agricultura e a agroindústria como pilares desse processo - afirmou o secretário, ao apresentar programas que visam impulsionar a produção de uma variedade de gêneros alimentícios.
Durante a reunião, os empresários brasileiros tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas diretamente com os representantes do governo angolano sobre possibilidades de investimento no país.
A embaixadora enfatizou que Angola representa uma fronteira agrícola importante e que a missão do agronegócio brasileiro busca observar e analisar a situação do setor no país.
- Este é um momento único. Estamos promovendo a melhoria das relações diplomáticas, um legado do presidente Lula, e trabalhando para transformar essa boa diplomacia em grandes oportunidades comerciais - comentou o ministro.
Com a intensificação da cooperação entre Brasil e Angola, Fávaro ressaltou que as oportunidades de investimento contribuem não só para a segurança alimentar global, mas também para o fortalecimento da verticalização da produção.
![]() |
Sul-africanos no 7º Congresso Brasileiro do Algodão, em Foz do Iguaçu:
apoio da Embrapa Algodão (Foto: Cerrado Rural Agro/arquivo)
|
Embrapa na África
Um dos principais pontos dos acordos entre os dois países é a transferência tecnológica. Durante o encontro, o ministro Carlos Fávaro anunciou que, em breve, Angola poderá contar com a presença da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
- Estamos superando as burocracias necessárias para que os pesquisadores da Embrapa possam vir a Angola e colaborar na transferência de tecnologia - concluiu.
Cooperação Brasil-Angola, agronegócio, investimentos, segurança alimentar, Embrapa.

RAÍZES POÉTICAS: A poesia que nasce do agronegócio
Uma obra surpreendente, repleta de poesias inspiradas nas práticas sustentáveis da agricultura. No livro 'Um Pomar de Poesias', o poeta Carlos Abdon Q Saiba Mais +
CRAQUES DO FUTURO: Pequenos atletas do Projeto Canarinhos Brasil visitam a Abapa
Jovens atletas conhecem a estrutura da Abapa e vestem uniformes com a marca da cotonicultura baiana na disputa de amistosos em Santos. Saiba Mais +
DIA INTERNACIONAL DO MILHO: Brasil celebra protagonismo e sustentabilidade
Neste 24 de abril, o Brasil se destaca como um dos maiores produtores de milho do mundo, com um forte compromisso com a sustentabilidade e a inovação Saiba Mais +
ESPECIAL - Rui Rezende: 30 Anos capturando as belezas naturais e agrícolas da Bahia e do MATOPIBA
O renomado fotógrafo baiano celebra trinta anos de carreira com lançamentos que destacam a rica diversidade agrícola da Bahia. Obras serão lançadas e Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|