Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
GRIPE AVIÁRIA: Sanidade da avicultura no Maranhão sem registros de doenças, afirma agrodefesa do estado
Data de Publicação: 20 de maio de 2025 11:23:00 Governo do Maranhão, por meio da Aged, reafirma controle sanitário em aviculturas e orienta sobre vigilância em aves.
![]() |
Foto: Divulgação |
Da redação
A sanidade nas aviculturas do Maranhão está sob controle, com o governo do estado afirmando não haver registro de doenças avícolas. A informação foi divulgada por meio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), em nota enviada a Cerrado Rural Agro, a pedido do editor.
Abaixo a íntegra da nota:
“Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) informa que ao tomar conhecimento da ocorrência sobre a Gripe Aviária, intensificou as ações de vigilância nas granjas e criações de subsistência em todo o Estado.
A Aged está realizando todas as ações e medidas que já fazem parte da rotina do Programa Nacional de Sanidade Avícola e do Plano Nacional de Combate à Influenza. Esclarecemos que o Maranhão não possui registro da doença. Informamos, também, que não há transmissão da doença pelo consumo da carne ou de ovos.
Diante dos fatos, orientamos à população para que quaisquer observações de sintomatologia suspeita em aves, domésticas ou migratórias, evitem entrar em contato com a ave doente ou morta e comuniquem imediatamente à Aged, por meio dos nossos escritórios, pelo menu e-Sisbravet no site da Aged (https://aged.ma.gov.br), ou pelo contato telefônico da Ouvidoria (98) 99132- 0441, para que sejam adotadas as medidas sanitárias preconizadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa).”
O Maranhão é um estado com um potencial muito grande para o desenvolvimento da cadeia produtiva de aves, com muitas empresas instaladas explorando todas as etapas da avicultura.
avicultura, Maranhão, saúde animal, Gripe Aviária, Aged, sanidade
GRIPE AVIÁRIA | Bahia reforça estratégias de biosseguridade contra a doença
Em encontro com representantes do setor avícola, a Adab discute ações para mitigar os riscos da Gripe Aviária (H5N1) no estado, destacando a importânc Saiba Mais +
GRIPE AVIÁRIA | Casos no Tocantins e em Santa Catarina ainda estão sob investigação
O Mapa detalha os procedimentos adotados para análise de amostras em Aguiarnópolis (TO) e Ipumirim (SC), visando assegurar a saúde agropecuária. Saiba Mais +
GRIPE AVIÁRIA | Atualização sobre restrições às exportações de carne de aves do Brasil
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) atualizou as restrições temporárias às exportações de carne de aves devido ao foco de Influenza Aviária Saiba Mais +
GRIPE AVIÁRIA | Novo edital do Mapa define alocação de vagas para auditores fiscais e técnicos
A chamada de novos auditores fiscais agropecuários é um passo importante, mas o segmento ainda enfrenta desafios significativos com déficits de pessoa Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|