Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
CERRADO SUMMIT: Rumo à COP30 com ações concretas para a sustentabilidade
Data de Publicação: 15 de abril de 2025 18:00:00 Evento inédito em Luís Eduardo Magalhães debate agricultura regenerativa e propõe soluções para enfrentar mudanças climáticas.
![]() |
Público interessado no tema lota o auditório da Aiba (foto: Ascom-Aiba) |
Da redação
Começou nesta terça-feira, 15, em Luís Eduardo Magalhães o Cerrado Summit, o primeiro evento preparatório para a COP30 fora do contexto das capitais brasileiras. Promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em colaboração com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Associação dos Produtores de Algodão da Bahia (Abapa), e outras organizações, o primeiro dia do evento foi marcado por debates sobre o bioma Cerrado e práticas de agricultura regenerativa.
Marcelo Behar, conselheiro sênior do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), destacou a importância do evento para a COP30, onde serão definidas metas globais para combater as mudanças climáticas. Segundo ele, a ocasião é uma oportunidade essencial para discutir soluções que promovam a transformação da agricultura em uma atividade sustentável, aliando finanças, ciência e políticas públicas, garantindo maior produtividade ao mesmo tempo que respeita o meio ambiente.
O Cerrado Summit é também o primeiro Acelerador de Paisagens da Aliança para Ação Regenerativa nas Paisagens (AARL). Arthur Ramos, do Boston Consulting Group (BCG), enfatizou o papel do diálogo entre diversos setores para que propostas se tornem investimentos concretos, transformando o Cerrado em referência em agricultura sustentável.
![]() |
Moisés Schimidt, presidente da Aiba (Foto: Ascom-Aiba) |
Moisés Schmidt, presidente da Aiba, comentou sobre as iniciativas sustentáveis da entidade e o compromisso com a preservação do Cerrado, assegurando que é possível aliar desenvolvimento econômico à proteção ambiental. Com investimentos significativos em projetos de gestão hídrica, a Aiba demonstrou que é possível cultivar de maneira responsável.
O secretário estadual da Agricultura, Pablo Barrozo, destacou parcerias sustentáveis entre o governo da Bahia e a Aiba.
- Trago aqui a mensagem do governador Jerônimo: a agenda climática global está mais presente do que nunca, e mostra que é possível produzir com responsabilidade, pensando em um futuro sustentável. O Oeste da Bahia é responsável por 91% da produção de grãos do estado, e o Plano ABC+ é uma ferramenta essencial para o cumprimento das metas de redução de carbono. Nosso compromisso é fortalecer esse diálogo. A Bahia pode ser um exemplo de pioneirismo em práticas sustentáveis e no incentivo à agricultura regenerativa - afirmou.
Por fim, o secretário de Inovação do Mapa, Pedro Alves Corrêa Neto, e o secretário estadual da Agricultura, Pablo Barrozo, ressaltaram a importância do Brasil como potência na produção de alimentos e a necessidade de integrar práticas sustentáveis. Ambos destacaram que a Bahia pode servir como exemplo de iniciativas pioneiras em sustentabilidade e agricultura regenerativa, contribuindo de forma decisiva para o futuro do agronegócio brasileiro.
![]() |
Mulheres em um grupo de debate (Foto: Ascom-Aiba) |
A programação da Pré-COP30 reuniu lideranças políticas, como o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá, e de Barreiras, Otoniel Teixeira; representantes do setor produtivo, como a presidente da Abapa, Alessandra Zanotto Costa, CEOs de multinacionais do setor de alimentos e bebidas, e segue nesta quarta-feira (16), com visitas a áreas de agricultura regenerativa e a pontos turísticos de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras.
Cerrado Summit, COP30, sustentabilidade, agricultura regenerativa, mudanças climáticas, Luiz Eduardo Magalhães, parcerias, mudanças ambientais

CERRADO SUMMIT - Evento encanta com imersão em agricultura regenerativa e cenários ecológicos do bioma baiano
O evento encerra com uma visita a uma fazenda referência em práticas sustentáveis e destaca a importância da agricultura regenerativa no Cerrado da Ba Saiba Mais +
SAÚDE DO SOLO: Estudo mostra como o Brasil pode reduzir em até 38% a pegada de carbono na produção de trigo
A pegada de carbono foi estimada em 0,50 kg CO2 para cada kg de trigo produzido no Brasil, índice abaixo da média mundial (0,59). O uso de fertilizant Saiba Mais +
AQUECIMENTO GLOBAL - Doenças em lavouras devem se intensificar com as mudanças climáticas, alerta Embrapa
O estudo da Embrapa revela que a crise climática pode intensificar doenças agrícolas, exigindo um reforço nas estratégias de controle e inovação fitos Saiba Mais +CERRADO SUMMIT: Encontro estratégico para a agricultura regenerativa no bioma
Evento inédito na luta pela sustentabilidade do Cerrado acontecerá nos dias 15 e 16 de abril, com a presença de autoridades e líderes do agronegócio. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|