Português (Brasil)

CIÊNCIA - Câmara Setorial da Piscicultura do Tocantins é destacada como ferramenta de inclusão produtiva

CIÊNCIA - Câmara Setorial da Piscicultura do Tocantins é destacada como ferramenta de inclusão produtiva

Data de Publicação: 11 de fevereiro de 2025 07:50:00 Pesquisas apontam a Câmara Setorial da Piscicultura do Tocantins como chave para a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável no setor.

Compartilhe este conteúdo:

Por Antônio Oliveira

Um estudo recente, de  Andrey Chama da Costa e Diogo Neves dos Santos,  analisou a Câmara Setorial da Piscicultura do Tocantins (CSP/TO) e sua eficácia como instrumento de inclusão produtiva para piscicultores no estado. A pesquisa, que utilizou uma abordagem exploratória descritiva, incluiu a análise de dados públicos e a consulta às atas das reuniões da CSP/TO realizadas entre 2018 e 2022.

Andrey Chama da Costa em palestra para pequenos piscicultores do Tocantins
(Foto: Doada aos arquivos de imagem do Cerrado Rural)

Os resultados evidenciaram as condições hidroclimáticas favoráveis do Tocantins, além da abundância de insumos e da disponibilidade hídrica, que fazem do estado um ambiente propício para a produção de peixes em cultivo. O estudo concluiu que a CSP/TO se destaca pela representatividade das instituições que a compõem e pela participação ativa de seus membros, que possuem conhecimento técnico fundamental para enfrentar os desafios do setor, especialmente no que diz respeito à inclusão produtiva dos piscicultores.

Essa iniciativa não apenas fortalece a economia local, mas também promove um desenvolvimento regional sustentável, despertando interesse para que outras regiões do Brasil adotem modelos semelhantes de articulação e inclusão na aquicultura. Com isso, o Tocantins se posiciona como uma referência na promoção da piscicultura inclusiva e inovadora.

O resumo do estudo foi publicado na Revista da Universidade de Contestado (SC ).

Biografia dos Autores

Andrey Chama da Costa
Mestre em Desenvolvimento Regional pela UFT, Andrey é gerente de Pesca e Aquicultura do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), localizado em Palmas, Tocantins, Brasil.

Diego Neves de Sousa
Pós-doutor em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (UFT), Diego possui doutorado em Desenvolvimento Rural (UFRGS) e diversos mestrados. Atualmente, é gestor na Embrapa Pesca e Aquicultura, atuando em transferência de tecnologia, desenvolvimento tecnológico e inovação social. Também é professor orientador no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da UFT, além de ocupar cargos de destaque na publicação e implementação de programas de tecnologia na Embrapa.

Leia e baixe o artigo clicando aqui. (O link está a direita do nome dos autores, logo no início da página do site)

Câmara Setorial da Piscicultura, Tocantins, inclusão produtiva, desenvolvimento regional, aquicultura sustentável.

#Piscicultura #Tocantins #DesenvolvimentoSustentável #InclusãoProdutiva #Aquicultura #EconomiaLocal #Inovação #Agronegócio

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário