Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
SEGURANÇA ALIMENTAR - Fortalecimento da agricultura familiar é tema central em encontro nacional
Data de Publicação: 20 de março de 2025 10:50:00 O fortalecimento da agricultura familiar é essencial para a segurança alimentar do Brasil, e esforços conjuntos entre as instituições são fundamentais para alcançar esse objetivo.
Da redação
Brasília sedia, na última segunda-feira, um importante encontro entre os gestores das regionais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O objetivo é debater ações futuras e enfrentar desafios para fortalecer a agricultura familiar, assegurando a produção de alimentos e o acesso a uma alimentação saudável.
Representantes da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas) também participam das discussões, que marcam o início do 3º Encontro Nacional promovido por essas instituições.
O objetivo é debater ações futuras e enfrentar desafios para fortalecer
a agricultura familiar (Foto: Antônio Oliveira/Arquivo CRA)
|
Na solenidade de abertura, o presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou os avanços nas políticas públicas voltadas para pequenos e médios agricultores ao longo dos últimos anos.
- O Brasil deve colher mais de 328 milhões de toneladas de grãos, resultado do esforço conjunto dos agricultores e do apoio do MDA, do Plano Safra da Agricultura Familiar, e das ações da Conab - afirmou.
Pretto também mencionou as iniciativas da Companhia no apoio aos produtores, como a formação de estoques públicos.
- Este ano, retomamos a compra de milho e, após 11 anos, voltamos a formar estoques de trigo. Com um orçamento mais robusto, planejamos garantir a soberania alimentar e nutricional no Brasil, priorizando a qualidade dos alimentos - reforçou.
Comunicou ainda a prorrogação do prazo para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que agora se estende até 31 de março, permitindo que organizações de agricultores familiares enviem suas propostas por meio do PAANet. O ministro do MDA, Paulo Teixeira, enfatizou a importância do PAA, ressaltando sua função estruturadora para a agricultura familiar.
Além de Edegar Pretto, participaram da cerimônia diversas autoridades, incluindo o diretor da Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Porto, a secretária-executiva do MDA, Fernanda Machiavelli, e o presidente do Incra, Cesar Aldrighi. As atividades entre os gestores prosseguem até esta quinta-feira, 20, buscando estabelecer diretrizes de atuação conjunta.
Agricultura Familiar, Conab, Incra, MDA, PAA, Segurança Alimentar, Brasília, Encontro Nacional.

GRAVE AMEAÇA: Insurgência da Mosca-das-Galhas no Tocantins, desafios para os mandiocultores
O aumento das infestações da mosca-das-galhas da mandioca (Jatrophobia brasiliensis) provoca perdas severas nas lavouras e aponta para a necessidade u Saiba Mais +
AMAPÁ EM CRISE AGRÍCOLA: Vassoura-de-bruxa ameaça a segurança militar no estado
Municípios do Amapá pedem apoio ao Governo Federal devido à infestação da praga que ameaça a produção de mandioca, essencial para a subsistência local Saiba Mais +
BRICS: MDA fortalece cooperação agrícola em reunião ministerial
Cooperação internacional em agricultura é debatida por países do BRICS, visando soluções sustentáveis para desafios globais. Saiba Mais +
ATER - Ruraltins inaugura nova sede em Palmas e anuncia avanços na agricultura familiar do Tocantins
Governado do Estado inaugura estrutura moderna que promete beneficiar servidores e produtores rurais em todo o estado, restaurando um projeto há muito Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|