Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
TILÁPIA NO MUNDO - A melhor aposta de aquicultura para comercialização na Índia
Data de Publicação: 25 de agosto de 2022 10:51:00 Compreender as oportunidades de negócios da produção de tilápia é pertinente para fornecer maiores retornos sobre os investimentos, ao mesmo tempo em que apoia a obtenção da segurança dos meios de subsistência, bem como as metas de adaptação e mitigação do clima na Índia #tilápiadaindia #comerciodatilápia #socializaçãodatilapia
![]() |
A Índia é o quarto maior produtor de peixes e outros alimentos aquáticos
do mundo (Foto: WorldFish)
|
*Por John Benzie e Vishnumurthy Chadag
A Índia é o quarto maior produtor de peixes e outros alimentos aquáticos do mundo. Com quase 10 milhões de pessoas residindo em mais de 4.000 comunidades costeiras e dependendo do setor para ganhar a vida, as iniciativas para melhorar a renda dos pescadores e agricultores são cruciais para alcançar a meta da Índia de 'Sem Pobreza até 2030'.
Dado que quase metade da população está envolvida em sistemas de produção de alimentos e suas cadeias de abastecimento associadas, melhorar as receitas dentro do setor, especialmente na aquicultura e pesca, é pertinente para proporcionar maiores retornos sobre os investimentos, ao mesmo tempo em que apoia a obtenção da segurança dos meios de subsistência, bem como o clima metas de adaptação e mitigação.
Na busca de uma transformação sustentável dos sistemas alimentares, a WorldFish lidera sua Estratégia de Pesquisa 2030 sobre 'Alimentos Aquáticos para Pessoas e Planetas Saudáveis' e a Iniciativa One CGIAR 'Resilient Aquatic Food Systems (RAqFS)', que visa construir a resiliência dos alimentos aquáticos sistemas e realizar todo o seu potencial para a natureza, as pessoas e o clima. Eles visam enfrentar desafios sistêmicos em lacunas de dados, simetrias de energia e gestão de recursos hídricos, por meio de pesquisa e inovação.
Com metas para alcançar impacto em escala em segurança alimentar, nutricional e de subsistência, inclusão social, adaptação e mitigação climática, bem como saúde ambiental, a Índia se tornou um dos principais países de interesse para a WorldFish e a Iniciativa RAqFS. Os esforços para estabelecer uma colaboração significativa começaram em julho de 1996, com o Conselho Indiano de Pesquisa Agrícola (ICAR) e a WorldFish estabelecendo um Memorando de Entendimento que se estendeu a um acordo de colaboração de pesquisa de seis anos mais recente até 2024.
A partir disso, mais parcerias foram estabelecidas com organizações de pesquisa, governos estaduais, órgãos doadores e entidades do setor privado, como o Departamento de Pesca e Desenvolvimento de Recursos Animais (FARD) do Governo de Odisha, o Governo de Assam, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Banco Mundial e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) para apoiar projetos liderados pela WorldFish, incluindo a promoção de tilápias cultivadas geneticamente melhoradas (GIFT) como um bem público global para segurança alimentar, nutricional e de subsistência.
![]() |
Melhorar as receitas dentro das cadeias de abastecimento de alimentos aquáticos é pertinente para proporcionar maiores retornos sobre os investimentos na Índia (Foto WorldFish)
|
Promover a produção local de alimentos aquáticos para expansão comercial
Atualmente, mais de 50% da produção comercial global de tilápias é baseada em linhagens GIFT ou derivadas de GIFT, onde a WorldFish tem desempenhado um papel pioneiro por meio de seu programa de melhoramento genético de tilápias de longa data desde a década de 1980.
Com essa base estabelecida, a WorldFish está buscando construir um programa forte na Índia, fortalecendo ainda mais a pesquisa e o desenvolvimento com nossos parceiros, incluindo a Confederação das Indústrias Indianas (CII). A CII é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, liderada pela indústria e gerenciada pela indústria, que trabalha para criar um ambiente propício ao crescimento das indústrias na Índia por meio de um processo consultivo e consultivo.
O CII traça seu caminho para a mudança trabalhando em estreita colaboração com o governo da Índia em questões políticas para aumentar a eficiência, a competitividade e as oportunidades de negócios nos setores locais de alimentos aquáticos. Isso é alcançado por meio de uma série de serviços técnicos especializados de apoio e vínculos globais estratégicos que a CII interage com líderes de pensamento, incluindo Pawan Goenka, que preside o Comitê Diretor para o Avanço de Valor Agregado e Exportações Locais (SCALE).
Como parte do trabalho da SCALE para promover o crescimento da indústria de tilápia na Índia, a WorldFish e a CII desenvolveram de forma colaborativa um relatório sobre o business case para dimensionar a produção de tilápia na Índia intitulado 'Business Case for Scaling the Production of Tilapia in India: A Report for o Comitê ESCALA do Governo da Índia', que será lançado oficialmente em breve.
![]() |
O relatório analisa as oportunidades e o que é necessário para expandir significativamente a produção de tilápias na Índia por meio de uma abordagem colaborativa que aproveita a experiência da WorldFish em escalar a produção de tilápias, incluindo o desenvolvimento de incubatórios de reprodutores, infraestrutura, finanças, capacitação, branding e marketing, bem como CIIs redes com departamentos de pesca estaduais para alcançar ainda mais pescadores, agricultores, empresários e doadores.
Ao trabalhar com parceiros públicos e privados nacionais, como o CII, a WorldFish pretende aproveitar o potencial da pesca e da aquicultura por tecnologias de escala, ferramentas inovadoras e melhores práticas para alcançar impacto em escala nos sistemas alimentares aquáticos na Índia.
*JOHN BENZIE
Líder do FP1 Flagship, Aquicultura Sustentável e Líder do Cluster FP1-1, Raças e genética de peixes
*VISHNUMURTHY MOHAN CHADAG
Cientista Principal
*Artigo produzido para a WorldFish, instituição de pesquisa e inovação sem fins lucrativos que cria, avança e traduz pesquisas científicas sobre sistemas alimentares aquáticos em soluções escaláveis ??com impacto transformacional no bem-estar humano e no meio ambiente. Seus dados de pesquisa, evidências e insights moldam as melhores práticas, políticas e decisões de investimento para o desenvolvimento sustentável em países de baixa e média renda.

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|