Português (Brasil)

PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira

PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira

Data de Publicação: 2 de maio de 2025 15:36:00 Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor.

Compartilhe este conteúdo:

Fotos: Das bandeiras, divulgação; de fundo, Antônio Oliveira

Da redação
Na terça-feira, 29, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, recebeu a visita do embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Depolo. Durante o encontro, foi formalizada a entrega do Memorando de Entendimento, que já havia sido assinado pelo ministro em 22 de abril, durante a visita do presidente chileno ao Brasil.

O acordo visa promover políticas públicas que regulamentem tanto a pesca artesanal quanto a pesca industrial em ambos os países. Além disso, o memorando tem como foco incentivar iniciativas colaborativas nas áreas de pesca, aquicultura e sistemas alimentares à base de recursos aquáticos.

Outro ponto destacado no documento é o combate à pesca ilegal, além do fortalecimento do controle sanitário e ambiental. A parceria também busca fomentar a pesquisa científica e tecnológica no setor pesqueiro, priorizando a sustentabilidade e a segurança alimentar.

André de Paula enfatizou a importância de iniciativas como esta para a cooperação entre Brasil e Chile.

- Mais do que palavras, são os gestos que importam. A assinatura deste memorando representa que nossos países podem fazer ainda mais juntos, especialmente ao construir políticas que promovam o crescimento sustentável da pesca em nossas nações - afirmou.

Sebastián Depolo e André de Paula (Foto: Ascom/MPA)

Por sua vez, Sebastián Depolo ressaltou que as relações entre Brasil e Chile estão se elevando a um novo nível sob o governo do presidente Lula. Com a assinatura deste memorando, já são mais de 30 acordos firmados em menos de um ano.

- A pesca é um setor econômico vital para o Chile, que possui uma extensa costa. Reconhecemos o Brasil como um parceiro significativo, especialmente no mercado de salmão - afirmou.

O embaixador também convidou André de Paula para uma visita ao Chile, e mencionou a vinda iminente do subsecretário de Pesca e Aquicultura chileno ao Brasil.

- Este é apenas o início. Precisamos manter contato para expandir nossa parceria e compartilhar melhores práticas no setor pesqueiro - concluiu.

Brasil, Chile, pesca, aquicultura, Memorando de Entendimento, sustentabilidade, política pública, segurança alimentar, cooperação.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário