Português (Brasil)

É DO AGRO E DO POVÃO – Na onda do pós-pandemia, EXPO Rio Preto volta a todo vapor. Seeeguuuura, peão!

É DO AGRO E DO POVÃO – Na onda do pós-pandemia, EXPO Rio Preto volta a todo vapor. Seeeguuuura, peão!

Data de Publicação: 7 de outubro de 2022 08:51:00 A comissão organizadora da 59ª EXPO Rio Preto afirma está confiante nesta edição que volta a ser aberta ao público e reúne 26 expositores de empresas de diversos segmentos para além do agronegócio #expo rio preto #exposição agropecuária #rio preto #festa do peão

Compartilhe este conteúdo:

 

Cenário parcial de uma das edições da EXPO Rio Preto: festa do povo (foto: Divulgação)

 

Redação

As tradicionais exposições agropecuárias não perderam seu espaço em meio as grandes feiras de tecnologias dos agronegócios. Elas resistem nos municípios brasileiros com tradição na pecuária e une o povão e sua cultura, folclore e gostos diversos ao agronegócio. É o caso da Expo Rio Preto, cuja 59ª edição foi lançada oficialmente na última quarta-feira, 5. A feira, conforme seus organizadores, é a maior exposição pecuária do estado de São Paulo, com espaço garantido no calendário nacional de eventos agroempresariais.

A EXPO Rio Preto, será realizada entre 19 e 23 deste mês no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto e é uma realização da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com apoio técnico da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), apoio institucional do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto), além do apoio das universidades UNIRP e UNORTE.

A comissão organizadora da 59ª EXPO Rio Preto afirma está confiante nesta edição que volta a ser aberta ao público e reúne 26 expositores de empresas de diversos segmentos para além do agronegócio.

Os portões do recinto estarão abertos à toda família, com entrada e estacionamento gratuitos e uma série de apresentações culturais, atrações infantis, espaço para alimentação com food trucks e restaurantes fixos e atrações musicais, com destaque para o 2º Festival de Viola e shows com artistas conhecidos.

- A plenitude da feira como espaço de eventos técnicos, de negócios e de lazer para a família é muito valiosa para nossa economia como um todo. A população de Rio Preto e região merece estar de volta a um evento grandioso como a EXPO Rio Preto - diz o prefeito Edinho Araújo.

Durante cinco dias de evento, passarão pelo recinto 2 mil animais entre bovinos, equinos e ovinos vindos de todo o Brasil.

Raças como a Nelore, Tabapuã, Guzerá, Indubrasil, Sindi, Simental (corte e leite), Gir  e Girolando, estarão na amostra e  participarão de julgamentos e, no caso do gado de leite, torneio leiteiro.

Os equinos estarão representados com 160 cavalos da raça Mangalarga, que serão submetidos aos julgamentos de morfologia e andamento.

Do popular Nelore as raças de elite estarão em exposição na feira (Foto: Johnny Torres

 

Durante a feira, também estarão em exposição ovinos das raças Dorper e White Dorper.

A programação ainda prevê quatro leilões, palestras técnicas sobre avicultura, turismo rural, ciência e tecnologia.

O evento reafirma sua relevância no agronegócio nacional por meio de parcerias fortes, como a continuidade do apoio técnico da ABCZ.

- Para nós é uma honra fazer parte dessa exposição, que valoriza cada vez mais as raças zebuínas. Nosso foco é promover nossos associados, mostrando o que eles têm de melhor da porteira para dentro - aponta Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ e coordenador das raças zebuínas.

Ricardo Domingos Luiz Pereira é diretor CATI/CDRS (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada/Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável) e também coordenador de transferência de tecnologia da EXPO Rio Preto destaca a importância de o evento contar com programa de melhoramento genético da ABCZ.

- A implantação do programa Pró-Genética foi um esforço da nossa Secretaria de Agricultura que lutou para que o programa fosse encampado pela Secretaria de Abastecimento e Agricultura do Estado. Hoje, o nosso produtor sabe que temos touro PO [puro de origem] com a chancela da ABCZ - afirma.

Presidente do núcleo da Associação dos Criadores da Raça Mangalarga,  Adib Ismael Junior,  comemora sua estreia na Expo estando à frente da instituição:

- O trabalho do núcleo é feito para promover as exposições, mostrando a docilidade da raça Mangalarga ao público. É um animal bom para a lida na fazenda, mas também para cavalgadas'.

- Em 2022, a EXPO Rio Preto está consolidada como o maior encontro da pecuária de São Paulo. Em conjunto com a Defesa Agropecuária, será palco de grandes discussões sobre a febre aftosa no Estado - declara o coordenador geral e secretário de Agricultura e Abastecimento Pedro Pezzuto.

Já o presidente da Acirp,  Kelvin Kaiser, também coordenador institucional da feira, ressalta o impacto que reverbera.

- A EXPO Rio Preto gera um efeito sistêmico. Movimenta a rede hoteleira, shoppings, restaurantes e lojas da cidade, além da produção de renda e riqueza em torno do agronegócio.

A expectativa é que cerca de 5 mil pessoas passem diariamente pela feira.

Lazer, cultura e gastronomia para toda a família

Uma das atrações culturais que ocorre conjuntamente à feira é o 2º Festival Nacional de Moda de Viola de Rio Preto, realizado pelas secretarias de Comunicação Social, Cultura e Desenvolvimento Econômico. São quatro noites marcadas por concurso entre artistas da região e shows com nomes como Divino & Donizete (19/10), Lourenço & Lourival (20/10), Cezar & Paulinho (21/10) e Renato Teixeira (22/10).

Trinta e cinco inscritos vindos de 22 cidades dos Estados da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e o Distrito Federal vão se apresentar nas noites do festival, cujas premiações de 1º, 2º, 3º lugar, melhor intérprete e melhor violeiro serão entregues no sábado (22).

Rio Preto é uma das mais bonitas e desenvolvidas cidades do interior paulista (Foto: Assembleia Legislativa de São Paulo)

 

A estrutura montada no Recinto de Exposições abrigará food trucks e dois restaurantes: o Caboclão e o Rancho do Tropeiro, onde será realizado, no dia 23 de outubro, o tradicional Costelão da Acirp. 

- Além de chamar atenção pelas famosas costelas assadas em fogo de chão, a interação entre empresários do setor é outro destaque que ganha força ao longo desse dia inteiro de confraternização, propiciando um excelente ambiente de negócios, onde se encontram fornecedores e compradores. A solidariedade também marca presença, uma vez que entidades assistenciais são beneficiadas com o valor arrecadado pelo Costelão - ressalta Kelvin Kaiser.

  

 

Programação geral

15 a 19/10

Torneio Leiteiro (premiação ocorre na abertura oficial do evento)

19 a 23/10

Exposição e julgamento de animais de raças bovinas e equinas

Food trucks, restaurantes, atrações culturais e atividades

19/10

7º Encontro de Avicultura de São José do Rio Preto e Região,

Festival da Moda de Viola: Divino & Donizete

20/10

Seminário Turismo Rural e II Fórum de Tecnologia

11h – Leilão do Gado Leiteiro 'Fazenda Espigão da Serra'

Festival da Moda de Viola: Lourenço & Lourival

21/10

Palestras de Pecuária

 

 

 

14h – Leilão Genética BD – Rodeio

Festival da Moda de Viola: Cezar & Paulinho

22/10

14h – Leilão Gado de Corte Tanabi Leilões

Festival da Moda de Viola: Renato Teixeira

23/10

11h – Costelão da Acirp

12h – Leilão Beneficente HB/Santa Casa/Fundo Social

Outros detalhes da programação poderão ser acompanhados pelo site

www.riopreto.sp.gov.br/expo.

SERVIÇO

59ª EXPO Rio Preto

De 19 a 23 de outubro

Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto

Entrada e estacionamento gratuitos

*Fonte: Ascom do evento.

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário