Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
SEAFOOD SHOW - Tilápia conduz expansão de mercados para o pescado no Brasil e no exterior
Data de Publicação: 13 de outubro de 2022 17:19:00 Em julho, a exportação de pescado do Brasil já havia ampliado 27,57% no volume quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em junho, o salto foi de 29,7% #seafood show #mercado da tilápia #consumno da tilápia #painel tilápia
![]() |
Redação
A exportação de pescado brasileiro seguiu em alta em agosto, quando foram registradas 37.643 toneladas de embarques de itens diversos de pescado. O número representa alta de 26,12% no volume quando comparado ao mesmo período do ano passado. As informações são do Painel do Pescado (projeto conjunto do Projepesca Consultoria e a Seafood Brasil).
Em julho, a exportação de pescado do Brasil já havia ampliado 27,57% no volume quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em junho, o salto foi de 29,7%. Para Ramon Amaral, proprietário da Brasfish Indústria e Comércio de Alimentos, de Santa Fé do Sul, no interior paulista, são inúmeras possibilidades.
![]() |
Ramon Amaral, CEO da Brasfish Indústria e Comércio de Alimentos (Foto: Divulgaçao)
|
- O pescado é a quarta proteína consumida no Brasil e no mundo é a primeira. Tem muito campo, muita coisa a ser feita com relação à qualidade, a abertura de novas oportunidades com desenvolvimento de embalagem, de negócio - analisa.
Amaral, que participará do painel "Produção, comércio e perspectivas para os principais itens de pescado", durante a Seafood Show Latin America, de 17 a 19 de outubro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, conhece bem a realidade do setor. Sua empresa atua em todas as áreas do segmento, desde a manipulação genética à alevinagem (produção de alevinos), cria, recria e engorda, frigorífico, fábrica de ração e logística até o ponto de venda.
- Temos um poder de rastreabilidade muito grande, que nenhuma empresa no Brasil tem - garante.
- Vendemos pele, escama, filé, aperitivos, pururuca, bolinho, ou seja, temos uma cultura de agregar valor em todos os cortes e produtos que a tilápia pode oferecer. Acredito muito no pescado - conclui.
Tilápia tem preços em alta
O mercado interno de tilápia, o peixe de cativeiro mais produzido no Brasil, está com alta de preços, como lembra Felipe Junqueira Franco, sócio da BTJ Foods, que também participará do painel durante a Seafood Show.
- O filé de tilápia está num momento de retomada de equilíbrio da oferta e demanda, com tendência de aumento de preço - afirma.
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada -- CEPEA da USP, em Piracicaba, com o aquecimento da demanda interna e a oferta restrita de peixes, as cotações da tilápia subiram em todas as regiões em agosto. A menor disponibilidade do peixe no peso ideal para o abate e o aumento na demanda por parte da indústria, especialmente na segunda quinzena, impulsionaram as cotações durante todo o mês, conclui o estudo.
No norte do Paraná, o valor pago ao produtor pela tilápia in natura teve média de R$ 7,93 por quilo em agosto, 0,76% maior do que o de julho. Na região dos Grandes Lagos, noroeste do estado de São Paulo e divisa de Mato Grosso do Sul, a cotação média foi de R$ 7,74 o quilo, aumento de 1,04% na comparação mensal
![]() |
O mercado interno de tilápia, o peixe de cativeiro mais produzido no Brasil, está com alta de preços (Foto: Divulgação)
|
- Essa tendência reflete no filé, mas ainda é sutil - afirma Franco. - No entanto, esperamos a manutenção dessa tendência crescente de preços, afinal, houve uma fase muito ruim para o produtor, em termo de rentabilidade que chegou a vender o peixe muito próximo ao valor de produção e, muitas vezes, até mesmo abaixo. Isso fez ele tirar o pé no repovoamento, o que impacta na redução de oferta, que pressiona os preços para cima.
Mas a empresa mostra preocupação com o momento da economia.
- O poder aquisitivo da população está em baixa e isso reflete na demanda também. Ou seja, a demanda por cortes de maior valor, como o filé de tilápia, pode diminuir em função do poder aquisitivo menor. Por outro lado, o peixe inteiro, mais competitivo frente às demais proteínas, ajuda a sustentar um pouco a demanda - fala.
Credenciamento gratuito e exclusivo para profissionais do setor AQUI.
PROGRAMAÇÃO
Ao longo dos três dias de evento, a Seafood Show Latin America também vai oferecer mesas-redondas, painéis e debates abrangendo desde a indústria de processamento até a importação, varejo e food service. Confira abaixo alguns dos destaques da agenda.
Seafood Talk Show
13h às 14h30 : painéis temáticos sobre comercialização de pescado
Seafood Service Show
16h às 18h: aulas-show com chefs de cozinha latino-americanos
IX Simcope - Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado
13h às 20h: minicursos técnicos e painéis temáticos
Encontro ABGJ da Culinária Japonesa
14h30 às 16h - Lançamento da Semana da Gastronomia Japonesa em SP
Agrifutura: Pescado
15h às 16h - apresentação de pitches
A programação você confere no site da Seafood.
Apoio institucional
ABCC - Associação Brasileira de Criadores de Camarão, ABIPESCA - Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, ABRAPES - Associação Brasileira de Fomento ao Pescado, Abrasel-SP - Associação de Bares e Restaurantes, Instituto de Pesca, Peixe BR, SIPESP - Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo e BaresSP.
Serviço
Seafood Show Latin America
De 17 a 19 de outubro - das 13h às 20h
Local:Pro Magno Centro de Eventos
Av. Profa. Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo
Sobre a Francal Feiras
Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.
Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.
Sobre a Seafood Brasil
A Seafood Brasil é uma plataforma de comunicação destinada a aumentar o consumo e gerar negócios para os atores da cadeia produtiva do pescado. Inaugurada em 2013, conta com um portal, mídias sociais, plataforma de big data, eventos com a cadeia produtiva e uma revista com cinco edições anuais.
*Fonte: Ascom do evento.
![]() |
Este site é media partner do evento e estará presente com sua cobertura jornalística. |

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|