Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
TOCANTINS - Líderes da cadeia de pescados elogiam a criação da Secretaria de Pesca e Aquicultura
Data de Publicação: 11 de janeiro de 2023 16:28:00 A nova pasta foi criada nesta terça-feira, 10, pelo Governo do Tocantins e visa atender as demandas por políticas de estado para os dois setores #pesca #aquicultura #secretaria de aquicultura #tocantins #gregolin, #medeiros #vinicius carvalho
Por Antônio Oliveira
A criação da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Tocantins repercutiu bem entre empresários do ramo de pescados e nutrição para organismos aquáticos. A nova pasta foi criada nesta terça-feira, 10, e publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, 11, e tem como objetivos o planejamento, organização, direção, coordenação, execução, controle e avalição das ações setoriais relativas; e o apoio ao cooperativismo e ao associativismo rural, captando e difundindo tecnologias nas áreas da piscicultura, pesca e aquicultura; fomentando as atividades e as pesquisas da pesca e aquicultura, abrangendo a experimentação, produção, armazenagem e comercialização de produtos, entre outros.
Para o empresário do ramo de piscicultura e fábrica de ração e também, presidente da Câmara Setorial da Piscicultura (TO) e diretor da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR),
![]() |
Vinicius de Carvalho: "A iniciativa do Governo do Tocantins
é positiva" (Foto: Divulgação)
|
Ele leva em conta que o estado vai passar por um período de grande expansão na piscicultura, devido as outorgas que estão sendo entregues e ao interesse do empresariado em investir no Tocantins.
- Temos uma quadro técnico com gente muito competente e dedicada ao setor no Ruraltins (Instituto de Assistência e Extensão Rural do Tocantins) e na Seagro (Secretaria de Agricultura e Pecuária). Acredito que esse grupo trabalhando com foco na aquicultura tem muito a ganhar – disse à este site o empresário, cuja família tem investimentos no Tocantins e no sul do Maranhão.
COFARMNEWS também ouviu o presidente da PeixeBR, Francisco Medeiros e o ex-ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin.
- O estado do Tocantins tem feito, nos últimos anos, todo um procedimento para a estruturação de uma cadeia de produção de proteína animal, especialmente da aquicultura e pesca. Inicialmente, trabalhou-se a questão da legislação ambiental e a questão tributária. Está na fase de mostrar para os investidores o que tem, como pode ser feito e a criação da Secretaria de Aquicultura e Pesca do estado demonstra, de forma efetiva, o comprometimento com esta importante atividade que se apresenta para o estado – aponta Medeiros.
Ainda de acordo com ele, a inciativa é importante para este contexto.
- Devemos, agora, dar suporte para que ela seja voltada principalmente para a viabilização de uma cadeia com os princípios do agronegócio brasileiro. Então, acreditamos que isto é positivo para o estado e para a piscicultura do Brasil – concluiu.
Já para o Altermir Gregolin, a criação da Secretaria de Aquicultura e Pesca pelo Governo de Tocantins é uma ação estruturante e estratégica, pois o estado tem um grande potencial de crescimento na produção de pescado.
- O governo sinaliza para o mercado e potenciais investidores que aposta no desenvolvimento da cadeia produtiva e que terá políticas de estímulo ao setor – afirmou.

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|