Português (Brasil)

O AGRO FORMANDO SUA MÃO DE OBRA - Programa Jovem Aprendiz forma mais quatro novas turmas em 2023

O AGRO FORMANDO SUA MÃO DE OBRA - Programa Jovem Aprendiz forma mais quatro novas turmas em 2023

Data de Publicação: 1 de março de 2023 15:02:00 O programa funciona na Fazenda Modelo Paulo Mizote, em Barreiras, espaço onde os jovens na faixa etária entre 18 e 23 anos, recebem capacitação sobre o cultivo de milho, soja, algodão e feijão #aiba, #instituto aíba, #mão de obra, #trabalho no campo #mao de obra rural

Compartilhe este conteúdo:

 

Redação

Qualificar profissionais para o trabalho no campo. Esse é o objetivo do Programa Jovem Aprendiz na Área Rural, que no dia 15 do mês passado realizou a integração das 27ª e 28ª turmas - duas no período da manhã e duas no período da tarde, totalizando 122 jovens aprendizes. No oeste da Bahia, o programa é realizado pelo Instituto Aiba, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Senar/Faeb, Codevasf, Prefeitura de Barreiras e os produtores rurais do oeste baiano que realizam as contratações e ajudam a custear o projeto.

Além de atender o dispositivo legal, o programa atende às demandas do mercado
regional por profissionais qualificados no setor agrícola (Foto: Ascom/Aiba)

 

A coordenadora de Recursos Humanos do Grupo Horita, Ana Beatriz Silveira, fala da importância do programa para o recrutamento de profissionais na área agrícola.

- É um programa de extrema importância, então, estamos sempre priorizando esse processo, acompanhamos, nós RHs estamos sempre presentes, incentivando, apoiando esses jovens para que de fato eles tenham todo o preparo para se inserir no mercado de trabalho - declara.

O programa funciona na Fazenda Modelo Paulo Mizote, em Barreiras, espaço onde os jovens na faixa etária entre 18 e 23 anos, recebem capacitação sobre o cultivo de milho, soja, algodão e feijão. O curso é ministrado pelo Senar, com carga horária de 800 horas/aula e duração de dez meses, as aulas são teóricas e práticas.

- O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, administração Regional da Bahia, fomenta a educação profissional no campo e também a assistência técnica e programas de promoção social. E nós viemos para contribuir aqui com os produtores rurais para que eles possam fazer a contratação dos jovens aprendizes - enfatiza o supervisor pedagógico do Senar, Elvis Rodrigues. 

Além da logística, cada estudante também recebe todo o material didático, uniforme, alimentação, meio salário mínimo e tem a carteira assinada. Importância das Culturas do Milho e da Soja, Preparo do Solo, Manejo da Cultura, Manejo Fitossanitário e Irrigação, são algumas das disciplinas ofertadas pela ementa do curso durante as quatro aulas diárias, seja no turno matutino ou vespertino.

O agricultor e diretor financeiro da Aiba, Hélio Hopp, esteve presente para acompanhar as integrações das novas turmas e conversou com os jovens, exaltando as contribuições realizadas pelo produtor rural.

 

- O produtor rural está de parabéns, porque ele está dando a oportunidade para que centenas de jovens aprendam e convivam com o dia-a-dia do campo. É muito importante salientar que nós, que acompanhamos esse programa, desde o início, já presenciamos a formação de quase mil jovens. Alguns, acabam mudando de área, mas a grande maioria, hoje é destaque nas fazendas da nossa região e até fora do Oeste da Bahia. Então, reafirmo que o produtor rural e os parceiros, estão de parabéns, quando juntos, trabalham em prol da qualificação de profissionais competentes para desenvolver atividades no campo - afirma. 

Todo o trabalho, desde a elaboração do Programa até sua execução, é acompanhado pelo Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego.

*Com informações da assessoria de imprensa da Aiba.

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário