Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
DE VOLTA - Um passo dado para o retorno das exportações de pescado para a União Europeia
Data de Publicação: 30 de maio de 2023 09:33:00 Ministério da Pesca e Aquicultura publica portaria que estabelece regras para que o Brasil volte a vender o seu pescado para os países europeus. Uma delas obriga a frota pesqueira brasileira interessada em vender para a União Europeia a, daqui por diante, seguir as normas e exigências sanitárias do bloco #união europeia #pescado brasileiro #portaria 75/2023 #exportação de pescado #mercado europeu
Redação
Identificada como prioridade máxima por todo o setor pesqueiro e aquícola brasileiro, a reabertura do mercado europeu ao pescado nacional ficou mais próxima com a publicação da portaria MPA nº 75/2023 no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 29.
Desta forma, o pescado brasileiro terá padrões higiênicos sanitários compatíveis com o mercado europeu do momento em que é tirado da água até o processamento e exportação. A não adesão às normas na cadeia primária da pesca foi uma das razões pelos quais a Europa se fechou ao Brasil, em 2018.
![]() |
A manipulação do pescado a bordo, o armazenamento e até a condição de saúde da
tripulação ganham regras mais rígidas a partir de agora. (Foto: Renato P. Rodrigues)
|
- Essa medida é importantíssima para os planos do Brasil em relação ao seu pescado. Desde a transição de governo, a gestão do presidente Lula está ciente e comprometida com essa prioridade, que serve do pescador artesanal ao industrial até os aquicultores - diz o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.
A partir de agora, os barcos interessados em exportar pra União Europeia deverão seguir padrões quanto à manipulação do pescado a bordo – até então, não havia orientação de boas práticas a esse respeito. Há também diretrizes para o armazenamento – longe do banheiro, sem qualquer contato com lubrificantes ou óleo, revestidos com tinta atóxica. Toda a tripulação será obrigada a apresentar, antes do embarque, atestado médico de que não possui doença incompatível com a manipulação de alimentos.
O Brasil retirou os barcos com congeladores em salmouras da norma, porque os europeus entendem que essa técnica não se aplica à cadeia primária da pesca. Assim como a aceitação dos organismos certificadores sofreu uma mudança para atender uma demanda europeia.
- A adoção das normas sanitárias para o nosso setor primário foi um pedido feito pela União Europeia. Então faz parte do processo de negociação para a reabertura do mercado. Estamos cada vez mais próximos disso - diz o secretário nacional de Pesca Industrial, Expedito Netto.
Clique AQUI para ler a Portaria MPA nº 75, de 26 de maio de 2023.
*Com informações da Comunicação do MPA.

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|