Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
BOAS PRÁTICAS - Indústria de carnes amplia adesão a protocolo de monitoramento socioambiental para todo o Brasil
Data de Publicação: 7 de junho de 2023 14:20:00 A partir de um termo de cooperação técnica entre Imaflora e Abiec, será construído um programa que permita a expansão, de modo progressivo e inclusivo, do uso do Protocolo Boi na Linha em todos os frigoríficos associados à entidade, em todo o território nacional #abiec #imaflora #boi na linha #projeto #monitoramenteo socioambiental
Redação
O Imaflora e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) anunciaram, nesta terça-feira, 6, a adesão formal da associação ao Protocolo Boi na Linha, desenvolvido em conjunto com o Ministério Público Federal para estabelecer critérios socioambientais na compra de gado em todo o Brasil. Atualmente, das 39 empresas associadas à Abiec, 16 já aderiram ao protocolo, incluindo as 3 maiores do país. Com a cooperação, o objetivo é levar o padrão para todas as associadas.
A partir de um termo de cooperação técnica entre Imaflora e Abiec, será construído um programa que permita a expansão, de modo progressivo e inclusivo, do uso do Protocolo Boi na Linha em todos os frigoríficos associados à entidade, em todo o território nacional.
- Com a representatividade das associadas da Abiec, vamos melhorar o ambiente de negócios, uniformizando procedimentos e critérios de originação no setor - afirma Marina Piatto, diretora-executiva do Imaflora.
- Esta cooperação é um passo fundamental para a promoção de uma cadeia de valor sustentável da carne bovina no país, levando a expertise já construída pelo Imaflora a todas as nossas associadas - afirma Antonio Camardelli, presidente da Abiec.
A cooperação entre as duas entidades também vai diferenciar positivamente os associados da Abiec junto aos mercados interno e externo, consumidores, investidores e outras partes interessadas, valorizar a produção agropecuária legal e apoiar os compromissos climáticos do país e o combate à ilegalidade.
- Nossa ambição é ter dentro de um ano todas as empresas atuando na Amazonia dentro do Protocolo, e em dois anos as outras empresas associadas - diz Fernando Sampaio, Diretor de Sustentabilidade da Abiec.
As 16 empresas representam hoje 74% dos abates em frigoríficos de inspeção federal (SIF) na Amazônia e 63% dos abates totais (SIF) do Brasil.
A cooperação permitirá o engajamento e treinamento dos frigoríficos associados à Abiec, e potencialmente irá alcançar as 39 empresas, que representam 84% dos abates de inspeção federal na Amazônia Legal, 80% dos abates de SIF no Brasil e 98% das exportações brasileiras.
Sobre o Boi Na Linha
O Boi na Linha é fruto de um longo processo de articulação da sociedade civil,
Ministério Público Federal e frigoríficos (Foto: Wenderson Araújo/CNA)
|
voltado a harmonizar e fortalecer o compromisso socioambiental na cadeia de valor da carne bovina na Amazônia e impulsionar sua implementação.
Com sua abordagem, o Boi na Linha busca colocar na mesma página produtores de gado, frigoríficos, supermercados, investidores, atores públicos e organizações da sociedade civil. O objetivo é promover boas práticas por meio de processos harmonizados de monitoramento, auditoria e relatórios progresso, aumentando a transparência da cadeia.
Os critérios de monitoramento utilizados no Protocolo boi na linha estão disponíveis no site: www.boinalinha.org/
Sobre a Abiec
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) foi criada em 1979 e hoje é a principal representante do setor nas áreas internacionais de regulamentação comercial, exigências sanitárias e a abertura de mercados.
Entre suas atribuições, a Abiec deve congregar, coordenar, promover, expandir, representar e defender, em juízo ou fora dele, nacional ou internacionalmente, os interesses das indústrias exportadoras de carnes e de produtos derivados de bovinos de todo o país, buscando contribuir com soluções para os problemas gerais e específicos da classe junto a entes públicos ou privados
Desde 2009 atuamos em prol da pecuária sustentável estimulando a adoção por seus associados de instrumentos de gestão de risco socioambiental na aquisição de matéria prima e apoiando a implementação de boas práticas no setor.
Sobre o Imaflora
O Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), uma organização brasileira sem fins lucrativos, nasceu em 1995.
O Instituto atua no Brasil todo, promovendo ações que contribuem para a conservação dos recursos naturais e, também, para melhoria e manutenção da qualidade de vida de trabalhadores rurais e florestais, populações tradicionais, indígenas, quilombolas e agricultores familiares.
Por meio de soluções integradas e inovadoras, o Imaflora tem se revelado um agente de mudanças nos setores florestal e agropecuário, demonstrando que é possível: Conciliar produção com conservação; Combinar benefícios sociais, ambientais e econômicos e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
*Fonte: Assessoria de imprensa Abiec.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|