Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
LOGÍSTICA - Governo Federal emite ordem de serviço para conclusão do trecho II da Fiol
Data de Publicação: 27 de junho de 2024 14:06:00 A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol II), que ligará Caetité a Barreiras, recebe investimento de R$ 365,2 milhões e tem previsão de conclusão em 26 meses, impulsionando o desenvolvimento e a logística no interior da Bahia
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol II), que ligará Caetité a Barreiras, recebe investimento de R$ 365,2 milhões e tem previsão de conclusão em 26 meses, impulsionando o desenvolvimento e a logística no interior da Bahia
Da redação
A Infra S.A, empresa pública federal vinculada ao Ministério dos Transportes, emitiu uma ordem de serviço para a conclusão do trecho II da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol II), que conecta Caetité a Barreiras. O investimento será de R$ 365,2 milhões, com previsão de término em 26 meses, a partir da assinatura da ordem de serviço, ocorrida em 7 de junho.
A ordem de serviço inclui a elaboração dos projetos executivos de engenharia e a execução dos serviços restantes para finalizar os subtrechos, englobando os últimos 140 quilômetros da Fiol II e a montagem de uma superestrutura ferroviária na ponte sobre o Rio São Francisco. A execução ficará a cargo da Tec Engenharia. A Fiol I, que liga Ilhéus a Caetité, é de responsabilidade da Bamin Mineração.
Marcus Cavalcanti, secretário do PPI da Casa Civil do Governo Federal, destacou que o novo trecho é parte do sistema Ferrovia Centro-Oeste – Ferrovia Oeste-Leste (Fico-Fiol). Segundo ele, "a ordem de serviço para a construção do último lote remanescente da Fiol II representa mais um passo na consolidação desse importante eixo de ligação. Isso inclui uma ferrovia saindo do litoral da Bahia, no Porto Sul. O primeiro trecho, Fiol I, está concedido a Bahia Mineração e vamos concluir o trecho II como obra pública. O trecho III da Fiol será objeto de concessão, e estamos finalizando os estudos do traçado até janeiro do próximo ano".
Cavalcanti também mencionou que a Fico I, no Estado de Goiás, já está em construção e que será licitada a concessão da Fico II.
- Com isso, teremos um concessionário saindo de Caetité, conectado com a Fiol I, até Lucas do Rio Verde, já no meio do Estado do Mato Grosso. É um embrião da ferrovia transoceânica, crucial para a conexão do comércio do Brasil e da América do Sul com a China e os países da Ásia - completou.
Foto ilustrativa do trecho das obras ao longo de todo o traçado da ferrovia Leste-Oeste |
Entenda a Fiol
Com aproximadamente 1527 km de extensão, a Fiol ligará o futuro Porto Sul, em Ilhéus, no litoral baiano, a Figueirópolis, em Tocantins, onde se conectará com a Ferrovia Norte-Sul. A ferrovia busca oferecer alternativas mais econômicas para fluxos de carga de longa distância, favorecer a multimodalidade, interligar a malha ferroviária brasileira e propor uma nova alternativa logística para o escoamento da produção agrícola e de mineração pelo terminal portuário de Ilhéus/BA.
Os benefícios esperados incluem a redução dos custos de transporte de grãos, álcool e minérios para mercados internos e externos, aumento da produção agroindustrial da região e melhores condições de acesso aos mercados nacional e internacional. A ferrovia também interligará os estados de Tocantins, Maranhão, Goiás e Bahia aos portos de Ilhéus/BA e Itaqui/MA, proporcionando melhor desempenho econômico da malha ferroviária. Outros benefícios incluem incentivo a investimentos, modernização e produção, melhoria da renda e distribuição da riqueza nacional, redução da emissão de poluentes e diminuição do número de acidentes rodoviários.
Na Bahia, a Fiol beneficiará diretamente os municípios de Ilhéus, Uruçuca, Aurelino Leal, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aiquara, Itagi, Jequié, Manoel Vitorino, Barra da Estiva, Mirante, Tanhaçu, Aracatu, Brumado, Livramento do Brumado, Lagoa Real, Rio do Antônio, Ibiassucê, Caetité, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana, Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, São Félix do Coribe, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Correntina, São Desidério e Barreiras.
Com informações da Secom do Governo da Bahia.
#Infraestrutura #TransporteFerroviário #Fiol #Bahia #DesenvolvimentoRegional #Logística #MinistérioDosTransportes #Engenharia #InvestimentoPúblico #FiolII
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|