Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
LOGÍSTICA - Novo terminal em Alvorada impulsiona escoamento de grãos para o Porto de Santos
Data de Publicação: 16 de setembro de 2024 08:55:00 O terminal rodoferroviário de grãos em Alvorada (TO), inaugurado pela Rumo e CHS, promete transformar o agronegócio do sul do Tocantins, oeste da Bahia e leste do Mato Grosso com novas rotas de exportação via ferro.
O terminal rodoferroviário de grãos em Alvorada (TO), inaugurado pela Rumo e CHS, promete transformar o agronegócio do sul do Tocantins, oeste da Bahia e leste do Mato Grosso com novas rotas de exportação via ferro.
Da Redação
Os polos de produção de grãos do sul do Tocantins, oeste da Bahia e leste do Mato Grosso contam com uma nova rota de escoamento rumo ao porto de Santos, graças ao recém-inaugurado terminal rodoferroviário de grãos em Alvorada (TO). A Rumo, maior operadora logística do Brasil, e a CHS, maior cooperativa americana de agricultores e pecuaristas, uniram forças para lançar oficialmente o terminal nesta terça-feira (09/10). O empreendimento visa contribuição o agronegócio regional ao conectar diretamente a produção agrícola à ferrovia Norte-Sul, proporcionando um fluxo eficiente até o Porto de Santos.
Vista aérea do novo terminal em Alvorada (TO) (Foto: Outracena Produtora) |
A escolha de Alvorada como sede do terminal, o primeiro do trecho entre Luzimangues (Porto Nacional - TO e Anápolis - GO), concedido à Rumo, foi estratégica, dado seu posicionamento geográfico favorável. A cidade tem vocação para ser um centro de carga e descarga de grãos, recebendo fluxos não só do Tocantins, mas também do oeste da Bahia e leste do Mato Grosso. O terminal está totalmente integrado à Malha Central da Rumo, uma expansão da ferrovia Norte-Sul, capaz de transportar fertilizantes e grãos para fora do país
- Este investimento em infraestrutura aumenta a confiabilidade e o potencial da cadeia de suprimentos da CHS, fortalecendo nossa competitividade global - destacou Horácio Ackermann, vice-presidente da CHS América do Sul.
O terminal tem capacidade para armazenar e transportar soja e milho, e futuramente farelo, operando em regime de pool, o que maximiza a eficiência logística. Em uma área de 70 hectares, o terminal pode movimentar até 1,5 milhão de toneladas de grãos por ano e carregar 12 vagões por hora, atendendo até duas composições diárias de 120 vagões. Além disso, a estrutura suporta a recepção de 120 caminhões por dia.
Eudis Furtado, vice-presidente comercial da Rumo, afirmou que o terminal de Alvorada reforça parcerias estratégicas e consolida o transporte ferroviário como uma solução mais competitiva
O terminal é o primeiro do trecho sul da Norte Sul após sua conclusão em 2023, conectando o Tocantins e outras regiões com maior rota de exportação do país. Ao integrar-se à malha paulista, a ferrovia forma um corredor logístico essencial para o escoamento de commodities agrícolas e produtos industriais
#LogísticaAgrícola #TerminalDeGrãos #ExportaçãoBrasileira #FerroviaNorteSul #RumoCHS #Infraestrutura #AgroTocantins #PortoDeSantos
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|