Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
SUSTENTABILIDADE - Projeto de diagnóstico do carbono avança no Cerrado baiano
Data de Publicação: 3 de outubro de 2024 21:05:00 O Programa Fitossanitário da Abapa colabora com a Embrapa em pesquisa que avalia o impacto da produção de algodão no sequestro de carbono no solo.
O Programa Fitossanitário da Abapa colabora com a Embrapa em pesquisa que avalia o impacto da produção de algodão no sequestro de carbono no solo.
Solo perfurado para amostras (Foto: Ascom/Abapa) |
Da redação
Na última a terça-feira, 01, a equipe técnica do Programa Fitossanitário da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) se reuniu com pesquisadores da Embrapa para avançar no projeto “Diagnóstico do Estoque de Carbono em Solos do Cerrado da Bahia”, iniciado em março deste ano. O encontro apresentou os primeiros resultados da coleta de dados realizada na safra anterior e contou com um treinamento sobre os procedimentos de amostragem de solos e determinação de carbono.
Até o momento, foram coletadas 1.680 amostras em 28 talhões de oito propriedades nos principais núcleos de produção de algodão da região. Segundo Antônio Carlos Araújo, coordenador do Programa Fitossanitário da Abapa, o objetivo é realizar coletas contínuas para entender o impacto das práticas agrícolas no acúmulo de carbono.
O projeto, que se estenderá até 2027, busca promover técnicas agrícolas que aumentem a produtividade sem comprometer os recursos naturais. Novas coletas estão previstas para a segunda fase, a partir de novembro, com foco em fazendas que adotam sistemas conservacionistas.
#Sustentabilidade #AgriculturaConservacionista #CarbonoNoSolo #ProduçãoDeAlgodão #MeioAmbiente
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|